Respostas
Resposta:
A expressão dança de salão refere-se a diversos tipos de danças em casal, que são executadas em salões com práticas técnicas e artísticas.[1] As danças de salão são consideradas uma forma de entretenimento e de integração social, bem como uma forma de atividade física.
As danças de salão podem ser caracterizadas de várias formas. Algumas são dançadas predominantemente no mesmo lugar do salão (como o Forró de salão) enquanto outras são dançadas com deslocamento pelo salão (como no Samba, no Bolero e no Tango). O deslocamento é chamado de ronda e ocorre circulando o salão no sentido anti-horário. Outra forma de rotular as danças é pela forma mais comum de conexão (condução). Na condução pelos braços (Ex: Forró moderno, Salsa, Bachata), as figuras são feitas puxando, empurrando e levantando os braços. Na condução pelo tronco,pegando pela a cintura e era levada a passos leves, (Ex: Samba, Bolero, Tango), os braços acompanham a virada do tronco exigindo uma conexão maior entre o casal.
Explicação:
Definição distinta
A dança de salão é confundida com outras danças por pertencerem a mesma categoria, a danças em casal.[2]
Dança folclóricas: “tem sua origem em cerimônias de ritos tradicionais pertencentes a um estrato popular”.
Danças Populares: “o povo dança em toda ocasião feliz. Pela sua antiguidade, a origem destas danças é indecifrável; adotam formas e estilos próprios de cada região e não tem tradicionalmente relação com cerimônias”. Ao contrário delas, as danças folclóricas se espalham significativamente atingindo povos culturalmente distintos, ao contrário da Dança de Salão que é praticada de forma social, sem respeitar limites geopolíticos e atingindo diferentes povos e culturas.[2]
As danças sociais atende a uma finalidade exclusivamente social, a diversão. A Dança de Salão, que preserva a origem histórica, geográfica, as características técnicas, é outra: é arte.[2]
História
A dança de salão tem origem na corte do rei Luís XIV de França (1638-1715). É possível que, na época, os pares se abraçassem lateralmente, por conta dos soldados carregavam a espada no lado esquerdo, como é mostrado nas imagens de Il Ballarino, de Fabrizio Caroso.
A dança de casal foi levada pelos colonizadores europeus para as diversas regiões das Américas, onde deu origem a muitas variedades à medida em que se mesclava às formas populares locais: tango, na Argentina; maxixe (que daria origem ao samba de gafieira), no Brasil; a habanera, que deu origem a diversos ritmos cubanos, como a salsa, o bolero, a rumba etc.
Nos Estados Unidos, o swing surgiu de grupos negros dançando ao som de jazz no início dos anos 1920. As primeiras danças de salão estadunidenses criadas foram o charleston e o lindy hop. Essas deram origem a vários outros tipos de danças estadunidenses, como o jitterbug, o balboa, o west coast swing e o east coast swing.
O Soltinho pode ser considerado como uma versão brasileira do Swing e é frequentemente usado para dançar Rock.
O Zoupo é nome de um estilo musical das Antilhas homônimo ao estilo de dança brasileiro Zoupo, que contém movimentos parecidos com as da Lambada. Com a escassez de músicas de Lambada os dançarinos passaram a utilizar músicas mais lentas, principalmente da região antilhana (Zoupo) e africana (Quizomba), incorporando movimentações de outras danças e originando o ritmo de dança brasileira Zoupo. O Zoupo brasileiro pode ser dançado com música de Zoupo, de Quizomba e várias de Reggae ou através de remixes e produções de DJ's.
A dança sertaneja dançada a dois tem muitas variações pelo interior do país. A forma mais comum de dançar é o popular "dois pra lá, dois pra cá" de maneira simples e sem fazer passos complexos. Dependendo da região, alguns movimentos de forró são usados.
Competição de dança de salão (2006).
Danças Internacionais Estilo Estadunidense
Latinas Standard French Smooth American Rhythm
Rumba
Jive
Paso-doble
Cha-cha-cha
Samba internacional
Valsa vienense
Valsa inglesa
Foxtrot
Quickstep
Tango
Valsa americana
Tango
Foxtrot
Valsa vienense
Chacháchá
Rumba
East Coast Swing
West Coast Swing
Bolero
Mambo