Respostas
Resposta:
SELECÃO RECORRENTE INTRAPOPULACIONAL
v SELEÇÃO RECORRENTE PARA CAPACIDADE GERAL DE COMBINAÇÃO (CGC).
v Método: Autofecundação de um bom número de plantas de uma população, cruzando-se posteriormente plantas dessas progênies com um testador de base genética ampla, como uma variedade ou híbrido duplo.
v Cruzamento tb chamados de TOP CROSS devem ser avaliados em ensaios envolvendo locais e repetições, selecionando-se os melhores. Para recombinação usa-se semente remanescente. Após a recombinação, obtem-se, na verdade, uma variedade sintética com um ciclo de seleção.
v Cruzamentos podem ser feitos fora da época normal de plantio.
v SELEÇÃO RECORRENTE PARA CAPACIDADE ESPECÍFICA DE COMBINAÇÃO (CEC)
v Diferença básica consiste no uso do testador de base genética restrita como uma linhagem com elevado grau de endogamia.
SELECÃO RECORRENTE INTERPOPULACIONAL
v Também conhecido como Seleção Recorrente Recíproca (SRR), tem por objetivo melhorar a heterose entre duas populações visando unicamente a obtenção de linhagens.
v SELEÇÃO RECORRENTE RECÍPROCA
v Método: Autofecundação de um bom número de plantas da população A. Posteriormente é feito cruzamento dessas progênies utilizando-se da população B como testador. O mesmo procedimento é feito com a populaçao B, utilizando-se a população A como testador.
v As progênies autofecundadas serão o genitor feminino enquanto a outra população será o genitor masculino. Para isso semeiam-se, alternadamente, fileiras de plantas do testador e das progênies autofecundadas.
v As sementes dos cruzamentos serão submetidas a avaliações, inclusive utilizando sementes do testador como testemunha.
v Seleciona-se 10 a 20% das seleções, aquelas que revelarem maior capacidade combinatória com o testador.
v Faz-se blocos de intercruzamento das sementes remanescentes das progênies selecionadas pelo método irlandês.