Respostas
Resposta:O século XV foi o século do calendário juliano que decorreu de 1 de janeiro de 1401 até 31 de dezembro de 1500.
Na Europa, o século XV foi visto como a ponte entre o final da Idade Média e o início do Renascimento e da Idade Moderna. Muitos desenvolvimentos tecnológicos, sociais e culturais levaram a que várias nações do continente europeu dominassem o mundo nos séculos vindouros. Em termos religiosos, o papado romano foi dividido em dois durante várias décadas (Grande Cisma do Ocidente), uma crise que só terminou com o Concílio de Constança. A divisão da Igreja Católica e o surgimento do movimento Hussita são fatores que mais tarde levariam à Reforma Protestante no século seguinte.
Constantinopla, a atual Istambul, então capital do Império Bizantino, é conquistada pelos muçulmanos otomanos, marcando o fim do influente Império Bizantino, um evento que a maior parte dos historiadores marcam como o final da Idade Média e o começo da Idade Moderna.[1] Este evento forçou as potenciais comerciais europeias a procurar uma nova rota comercial para o extremo oriente, o que deu mais ímpeto ao que já começava a surgir como a Era dos Descobrimentos, que levaria ao descobrimento e mapeamento de todo o globo pelas potências europeias. Explorações realizadas pelos portugueses e pelos espanhóis levou à descoberta do continente americano e de uma rota, através do Cabo da Boa Esperança, até à Índia, isto na última década do século. Estas duas descobertas levaram aos impérios coloniais portugueses e espanhóis.
A queda de Constantinopla levou à migração de intelectuais gregos e muitos textos para Itália, enquanto Johannes Gutenberg inventava um mecanismo que cópia de textos, o que levou à prensa móvel. Estes dois eventos desempenharam importantes catalisadores para o desenvolvimento do Renascimento.[2][3]
Na Península Ibérica, a reconquista levou à queda do Emirado de Granada em 1492, terminando assim uma ocupação muçulmana na península que já durava há séculos.
A Guerra dos Cem Anos terminou com uma vitória decisiva dos franceses contra a Inglaterra. Problemas financeiros na Inglaterra depois desta conflito resultaram na Guerra das Rosas, uma série de conflitos dinásticos pelo trono de Inglaterra. Os conflitos terminaram com a derrota de Ricardo III por Henrique VII na Batalha de Basworth Field, estabelecendo a dinastia Tudor no poder.
Na Ásia, sob o Imperador Yongle, que mandou construir a Cidade Proibida e mandou Zheng He explorar o mundo além-mar, a o território da Dinastia Ming alcançou a sua extensão máxima. No Médio Oriente e na Ásia central, Tamerlão estabeleceu um grande império para tentar ressuscitar o Império Mongol.
Em África a expansão do Islamismo leva à destruição dos reinos cristãos da Núbia, sendo que no final do século apenas restava Alódia (que também colapsaria em 1504). O vasto Império Mali estava à beira do colapso, sob pressão do emergente Império Songhai.
No continente americano, tanto o Império Inca como o Império Asteca alcançaram o seu pico de influência e desenvolvimento.
O século XXI (de 2001 a 2100) é o vigésimo primeiro século da Era Cristã ou Era Comum, e primeiro século do terceiro milênio. É o atual século, do qual são históricos os decorridos quase um quinto do século.
De uma forma geral, o início do século XXI foi caracterizado por uma época de prosperidade na Europa e nos Estados Unidos seguidos de uma forte recessão, que teve início em 2008, pela Primavera Árabe no norte da África, pelo rápido crescimento da economia da República Popular da China, que se tornou a segunda maior economia depois dos Estados Unidos, e pela ascensão da esquerda na América Latina, assim como seu declínio a partir do final da década de 2010. A estimativa para o meio do século é que a maior parte da economia global estará concentrada nos países conhecidos como BRICS: Brasil, Rússia, Índia, República Popular da China e África do Sul.
Em termos de comportamento, o mundo ocidental caracterizou-se pela secularização. Bastiões do Cristianismo como a Europa viram.
Em escala global, verifica-se o aprofundamento do processo de Globalização da economia e da informação, potencializado sobretudo pela Revolução Digital, que, embora tivesse início ainda no fim do século XX, tornou-se efetivamente uma revolução no século XXI.
ESPERO QUE AJUDE :D
Resposta:
procura no Google ele vai mostrar um slide dessa linha do tempo....
Explicação:
espero ter ajudado