Respostas
Explicação passo-a-passo:
1
Comece com uma fração imprópria. Usaremos o número 15/4 como exemplo. Esta é uma fração imprópria porque o numerador (15) é maior do que o denominador (4).
Caso ainda não esteja confortável com frações ou divisão, comece com o exemplo abaixo.
2
Reescreva a fração como um problema de divisão. Escreva a fração como um problema de divisão longa. [1] Sempre escreva o numerador dividido pelo denominador. No exemplo utilizado, 15 ÷ 4.
3
Comece a resolver o problema de divisão. Reveja o artigo este artigo caso não saiba o que fazer. Esse exemplo vai ser mais fácil de seguir se você escrever o problema de divisão longa da forma que o lê:
Compare o número 4 ao primeiro dígito, 1. O 4 não cabe no número 1, então precisamos incluir o próximo dígito.
Compare o número 4 aos primeiros dois dígitos, 15. Quantas vezes o número 4 cabe dentro do número 15? Caso não tenha certeza, dê um palpite e veja se você acertou usando a multiplicação.
A resposta é 3, então escreva o número 3 na linha de resposta, acima do número 5.
4
Encontre o resto. A menos que a divisão seja exata, vai haver um resto. Veja como encontrar o resto em um problema de divisão longa:[2]
Multiplique a resposta pelo divisor (o número à esquerda). No exemplo utilizado, 3 x 4.
Escreva o resultado abaixo do dividendo (o número abaixo do sinal de divisão). No exemplo utilizado, 3 x 4 = 12, então escreva 12 abaixo do número 15.
Subtraia o resultado do dividendo: 15 - 12 = 3. O número 3 é o resto.
5
Escreva o número misto usando os resultados. Um número misto é um número inteiro junto com uma fração própria. Após calcular a divisão, você vai ter tudo o que precisa para escrever o número misto:
O número inteiro é a resposta do problema de divisão. Neste caso, o 3.
O numerador da fração é o resto. Neste caso, também o número 3.
O denominador da fração é o mesmo que o denominador na fração original (o 4).
Escreva-o como número misto: 33/4.
espero ter ajudado :)