• Matéria: História
  • Autor: claudiohenrique2642
  • Perguntado 6 anos atrás

o consumo estimula o aumento de produção e a pressão sobre os recursos naturais na história do Brasil por exemplo o café foi o principal produto de exportação da economia brasileira desde meados do século XIX embora região do vale do Paraíba eu tivesse um solo fértil para o plantio o uso exclusivo provocou o esgotamento da terra tendo sido este um dos motivos para a migração de produção para região do oeste paulista 1) que outros elementos contribuíram para essas mudanças 2) explique a estrutura da economia cafeeira na segunda metade do século XlX 3) a produção da feira fez uso somente do trabalho escravo? qual foi o significado da migração nesse período? 4)a produção de café era voltada para o mercado extremo ou externo explique​

Respostas

respondido por: camyhzr
7

Resposta 2 Desde a segunda metade do século XIX, ainda na época do Segundo Império, a imigração de estrangeiros, sobretudo europeus, foi fomentada pelo governo brasileiro. O motivo era a necessidade de mão de obra livre e qualificada para o trabalho nas lavouras de café.

Visto que, gradualmente, a mão de obra escrava, que era utilizada até então, tornou-se objeto de densa crítica e pressão por parte de grupos políticos abolicionistas e republicanos. Em 1888, efetivou-se a abolição da escravidão e, no ano seguinte, realizou-se a Proclamação da República, fatos que intensificaram a imigração e também a permanência dos imigrantes nas terras trabalhadas, tornando-se colonos.  3 Ao longo do século XIX, a nova configuração da economia mundial reservou ao Brasil o papel de produtor e exportador de café, resultando na expansão das lavouras e no aumento da demanda por braços: inicialmente escravos, depois imigrantes. No contexto da transição do trabalho escravo para o livre, o artigo pretende analisar de forma comparativa as estratégias desenvolvidas por grandes proprietários de terras e pelo Estado para obtenção e controle da mão de obra destinada às plantações de café.  4 ambas,pois era comercializado aqui no Brasil e no exterior


claudiohenrique2642: muito obrigado
respondido por: Madu540
2

Resposta:

1)

A forma de produção do Oeste e do Vale era bastante semelhante no começo. O que acabou levando a cafeicultura para o oeste foi, essencialmente, a disponibilidade de terras, que permitiu uma maior expansão dos plantios, também praticados de forma extensiva. Os cafeicultores do Vale, por terem limites geográficos maiores, provocaram um maior esgotamento do solo, diminuindo a produtividade.

Mas outros fatores também ajudaram para que a produção do Oeste Paulista se sobrepusesse à do Vale. As condições de solo e clima eram bem mais propícias para o café em São Paulo, onde a planta chegava a ter cinco anos a mais de produtividade do que em outras regiões. Também o uso de uma tecnologia mais avançada foi muito importante para São Paulo. Através do arado e do despolpador para descascar os grãos aumentaram a eficiência da produção.

Explicação:

só resume se quiser espero ter ajudado


Madu540: por favor marca melhor resposta
Perguntas similares