• Matéria: História
  • Autor: MiniMariUwU
  • Perguntado 6 anos atrás

Escreva uma lenda do Rio Amazonas, sem que seja a do Pássaro Jurutaí ou da Lua e o Sol. TEM QUE SER OUTRA!!!

• por favorzinho (人 •͈ᴗ•͈) preciso mto dessa ajuda ​

Respostas

respondido por: bellawushu08
1

Resposta:

Vou falar a lenda da iara (n sei se é uma lenda do rio amazonas, mas é a única q eu sei)

Explicação:

Na versão amazônica, segunda a lenda indígena, a Iara era uma mulher guerreira, a melhor da tribo, e recebia muitos elogios do seu pai, o pajé. Os irmãos de Iara tinha muita inveja e resolveram matá-la à noite, enquanto dormia. Iara, que possuía uma audição bastante aguçada, os escutou e os matou.

(é só isso q eu sei, n sei se te ajudei, mas é isso) :)


MiniMariUwU: obrigada (人•͈ᴗ•͈)
respondido por: claragata123
2

Resposta:

IARA

Havia um homem-peixe que devorava suas vítimas e as levava para o fundo do rio, chamado Ipupiara, que vira a sedutora Iara. Como cita Machado (1987, p.35) é uma belíssima mulher que habita os lagos igarapés e rios da Amazônia, no fundo do rio tem seu reino encantado, de onde emerge nas horas calmas e silenciosas do dia, especialmente ao anoitecer; Iara é uma palavra de origem indígena que significa (aquela que mora na água), Na opinião Cascudo, Iara é simplesmente uma forma literária brasileira para representar a lenda mediterrânea da sereia sedutora ou da Mãe D'Água do folclore africano, e não um mito autenticamente brasileiro. Em outras parte do mundo ela é inimiga humana, principalmente das pessoas que vivem da pesca, é uma devoradora de carne humana. Na versão amazônica, segunda a lenda indígena, a Iara era uma mulher guerreira, a melhor da tribo, e recebia muitos elogios do seu pai, o pajé. Os irmãos de Iara tinha muita inveja e resolveram matá-la à noite, enquanto dormia. Iara, que possuía uma audição bastante aguçada, os escutou e os matou. Com medo da reação de seu pai, Iara fugiu. Seu pai realizou uma busca implacável e conseguiu encontrá-la, sua punição era a pena de morte. Seu corpo fora jogado no encontro dos rios Negro e Solimões. Alguns peixes levaram a moça até a superfície e a transformaram em uma linda sereia. Habitantes dos rios e lagos da Amazônia a descrevem como uma mulher repleta de beleza e encantamento ocasionados pela morte dos seus irmãos.

Sua forma física é de uma mulher com caudas de peixe (uma sereia), ela possui cabelos negros e olhos castanhos, muito conhecida também como a mãe-d’água, dizem que ela costuma passar seu tempo admirando sua beleza no reflexo da água, banhando-se nos rios no final da tarde, cantando uma melodia irresistível, assim os homens que a ouvem não conseguem resistir aos seus desejos e entram na água. Ela pode cegar de desejo qualquer homem e levar para o fundo do rio no seu reino encantado onde se casam. Conta a lenda que quando eles conseguem voltar, acabam enlouquecendo por causa dos encantamentos da sereia, e só o pajé, consegue quebrar o feitiço.

A Iara é uma importante personagem do folclore amazônico e brasileiro. Os índios tem tanto medo que evitam tomar banho no rio ao final da tarde, e quando entram, pedem permissão a ela para que nenhum mal aconteça; em alguns lugares fazem até o sinal da cruz, respeitando a rainha das águas amazônicas e todo seu poder sobrenatural, valorizando os conhecimentos transmitidos pelos seus antepassados em temor às sua crendices.

A LENDA É GRANDE MAS VC PODE FAZER UM RESSUMO .

ESPERO TER AJUDADO!!


MiniMariUwU: era só um resumo ;-;
MiniMariUwU: mas obrigada (人•͈ᴗ•͈)
Perguntas similares