Respostas
1ª fase – Pré-transição
O primeiro estágio da transição demográfica, também denominado período de transição, ocorre quando há certo equilíbrio entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade, mas ambas têm alto valor. Nestas circunstâncias, são sociedades com um desenvolvimento económico e social lento. Muitas pessoas nascem todos os anos. Ao mesmo tempo, muitas pessoas morrem devido a epidemias, esperança de vida curta e falta de saneamento. Isso pode ser visto nos estágios iniciais da industrialização europeia.
2ª fase – Aceleração ou explosão demográfica
Na segunda fase, ocorreu o que muitos chamam de explosão populacional, e a população cresceu rapidamente em um curto período de tempo. Mas a teoria da transição demográfica mostra que esse processo não ocorreu devido ao aumento da natalidade, mas sim a uma queda acentuada da mortalidade devido ao progresso social em saúde, saneamento, acesso à água e outros fatores.
Esse processo ocorreu em toda a Europa no século 19, na maioria dos países emergentes (incluindo o Brasil) ao longo do século 20, e atualmente está sendo realizado nos países periféricos, com destaque para a Nigéria e outros países em desenvolvimento. No pós-guerra, o continente europeu também experimentou uma dramática explosão populacional, que deu origem ao termo "geração baby boom".