A pandemia do coronavírus – COVID-19 impactou significativamente as relações sociais e a economia no Brasil. Pela primeira vez na história do país, foi decretado estado de calamidade pública em âmbito nacional. Visando conter a proliferação do vírus, Governos Federal, Estaduais e Municipais ordenaram o fechamento de indústrias, escolas, restaurantes, shoppings centers, hotéis, dentre outros. Por consequência, a recessão econômica pode causar desemprego em massa e precarização do trabalho, com repercussão na vida social. Diante de tantas incertezas que estamos vivendo, sendo esta uma experiência única em nossas vidas, não seria diferente que a relação de emprego também sentisse os reflexos desse momento.
Desde que entramos em quarentena ou isolamento social, empregados começaram a sentir incertezas, medo, insegurança... Empregadores se viram diante de uma situação inesperada, pois agora que se esperava uma melhora da economia, uma movimentação no comércio e indústrias com algumas datas comemorativas (dia das mães, Páscoa, dia dos namorados e período de festas juninas e julinas), houve na verdade, um retrocesso... Vagas de emprego sendo retiradas, empregados tendo contratos de trabalho suspensos, aumento no número de demissões e, consequentemente, desempregados.
Elaborado pela professora, 2020.
Diante desse cenário e, considerando que você é um gestor de Recursos Humanos, responda aos questionamentos abaixo, com desafios que estão e serão enfrentados pelos profissionais da área.
A) A empresa em que você trabalha teve uma queda significativa na clientela e, consequentemente, não está conseguindo manter seus compromissos financeiros. Seu empregador não tem interesse em demitir nenhum empregado. Ele questiona a você o que pode ser feito nesse caso. Discorra como será sua orientação ao empregador, fundamentando sua resposta com base nas novas possibilidades do ponto de vista legal.
B) Diante da situação apresentada na pergunta anterior, seu empregador lhe questiona também se é possível ajustar com os empregados a não concessão provisória de vale transporte, vale alimentação, plano de saúde, participação nos lucros e outras gratificações durante a pandemia. Fundamente sua resposta com base nas novas possibilidades do ponto de vista legal.
C) Demonstre quais foram às medidas tomadas na sua cidade pela maioria das empresas, oferecendo fontes que confirmem a informação.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
moça mais aí é resposta pessoal
laiscostarangelb17:
alguém saber desta responda????
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás