Respostas
Resposta:
As intenções eram influência política.
No cenário da Guerra Fria, os países brigavam por influência e para os EUA seria complicado caso um país latino-americano se tornasse comunista.
Durante a Guerra Fria, Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), tiveram como preocupação estabelecer blocos de países aliados, influenciando-os a adotar certos posicionamentos. A América Latina era vista pelos EUA como um local estratégico por sua proximidade, logo os americanos buscaram influenciar e interferir na política dos países latinos para impedir um avanço do comunismo nesse território.
Guerra Fria e América Latina
Principalmente após a Revolução Cubana de 1959, os EUA passaram a enxergar a América Latina com cuidado especial, já que um avanço da URSS nesse território a colocaria muito próxima de terras norte-americanas, prejudicando a defesa nacional.
Assim, a interferência e a influência dos EUA passou a ser mais regular e clara. Quando governos de esquerda ganhavam eleições ou estabeleciam programas reformistas que iam contra os interesses norte-americanos geralmente ocorria algum golpe de Estado ou financiamento estadunidense de grupos de oposição.
Dessa forma, golpes como o de 1964 no Brasil só foram possíveis com aval dos EUA e de sua agência de espionagem, a CIA, que atuava fortemente nos países latino-americanos.
Entenda mais sobre a Guerra Fria aqui: https://brainly.com.br/tarefa/9220903
#SPJ2