1. Faça com material reciclável uma mitocôndria e faça de forma criativa a representação da respiração
celular que ocorre nela.
Respostas
Resposta:
A menor unidade com forma e funções definidas nos seres vivos é a célula. Mas como essa pequena estrutura sobrevive? Ela depende das organelas celulares, que vivem no citoplasma e trabalham juntas, cada uma desempenhando seu papel. É importante conhecer essas organelas celulares e suas funções para entender como a célula atua.
Quer um jeito fácil de entender as funções desses componentes de nomes difíceis? A gente ajuda! Pense que a célula funciona como uma cidade. Achou esquisito? Acompanhe o post e fique por dentro desse assunto de Biologia!
Núcleo: prefeitura
O núcleo é como se fosse a prefeitura da cidade, protegida por seus muros, a carioteca. O núcleo armazena as informações genéticas (DNA) e controla as atividades da célula, determinando o que os outros elementos devem fazer.
Citoesqueleto: edificações e ruas
É a organela que dá forma à célula, do mesmo jeito que as edificações dão forma a uma cidade. Além disso, o citoesqueleto participa do transporte de substâncias na célula, assim como as ruas em um município.
Mitocôndrias: usina de geração de energia
As mitocôndrias são responsáveis pela produção da energia da célula, assim como uma usina em uma cidade. Se na usina a energia chega em forma de eletricidade, nas mitocôndrias é produzida na forma de ATP a partir da respiração celular.
Ribossomos: fábricas
Os ribossomos têm a função de ligar aminoácidos e sintetizar proteínas. Funcionam como uma fábrica que precisa transformar matérias-primas em um produto final. O ribossomo é formado por duas unidades: RNA ribossomal e proteínas.
Complexo de Golgi: garis
O complexo de Golgi é responsável por coletar e ensacar tudo o que sairá da célula (secreção celular), assim como os garis recolhem o lixo.
Vacúolos: caminhões de lixo
Os vacúolos são encarregados de transportar para fora da célula o que foi ensacado pelo complexo de Golgi (garis).
Lisossomos: recicladora de lixo
Essas organelas, exclusivas de células animais, realizam a digestão intracelular, como se fosse a empresa recicladora de lixo da cidade. Elas possuem enzimas (máquinas de reciclagem) responsáveis pela transformação das substâncias em moléculas, que podem ou não ser aproveitadas pela célula, assim como o lixo reciclado.
Centríolos: departamento de obras
São organelas que participam do processo de divisão celular, ou seja, são como o departamento de obras, responsável pela construção de novas células.
Retículo endoplasmático: Correios
Essa estrutura atua como uma rede de distribuição das substâncias dentro das células, assim como os Correios de uma cidade, que distribuem correspondências e mercadorias.
Existem dois tipos de retículo endoplasmático:
rugoso (granular): responsável por boa parte da produção de proteínas, já que apresenta ribossomos em sua membrana externa;
liso (agranular): realiza a produção de lipídios e processos de desintoxicação da célula.
Membrana citoplasmática: fronteiras
A membrana citoplasmática funciona como os limites (fronteiras) da cidade. Nela, portanto, o que entra e sai da célula é inspecionado.
Quando você pensar nas organelas celulares e suas funções, lembre-se de uma cidade. Essas estruturas garantem que a célula se mantenha viva, assim como os órgãos e estabelecimentos de uma cidade, cada um desempenhando um trabalho diferente, mas em conjunto.
Explicação: