Respostas
Resposta:
A briga entre Estados Unidos e União Soviética que sempre um queria ser melhor do que o outro.
Meu resumo, espero ter ajudado
Resposta:
A Guerra Fria foi responsável pela polarização mundial e, entre 1947 e 1991, desencadeou uma série de pequenos conflitos como resultado da disputa entre EUA e URSS. A Guerra Fria aconteceu entre 1947 e 1991 e marcou a polarização do mundo em dois blocos: um liderado pelos americanos e outro pelos soviéticos.
a nível global. O Plano Marshall também teve uma importância significativa no período, atuando como um plano de ajuda econômica aos países europeus atingidos pela guerra.
Como resposta, a URSS criou suas próprias medidas para driblar as situações impostas pelos norte-americanos. Entre elas, podemos citar o Comecon (uma ajuda aos países socialistas, parecida com o Plano Marshall) e o Kuominform, a união de todos os partidos comunistas europeus.
A Guerra Fria também foi marcada pelo desenvolvimento de blocos e alianças econômicas e militares. Na maioria dos casos, isso foi feito por parte dos Estados Unidos, em uma tentativa de frear a expansão do socialismo no planeta. O bloco mais importante do período é a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), criada em 1949. Em resposta, a URSS criou o Pacto de Varsóvia.
Após a década de 60, ocorreu um apaziguamento nas tensões entre os blocos, que foi apenas rapidamente interrompida por eventos como a Crise dos Mísseis. No âmbito interno, no entanto, as coisas não iam muito bem para nenhuma das nações líderes, especialmente para a Rússia, que enfrentava sérios problemas com países que buscavam se emancipar de seu domínio.
Os gastos militares excessivos e problemas econômicos começaram a dar indícios de que o bloco socialista não duraria por muitos anos mais. Por isso, um novo líder do bloco começou a implementar uma série de reformas de transição, buscando realocar a URSS no âmbito internacional e reaproximar as relações com os EUA. Assim, em 1991, a Guerra Fria chega ao fim.
CAUSAS DA GUERRA FRIA
De modo geral, as principais causas da Guerra Fria foram:
todo o contexto da Segunda Guerra Mundial;
tentativa de expansão do socialismo como modelo econômico;
busca, pelos EUA, de consolidar o capitalismo.
O conflito inteiro foi, então, pautado na busca pela hegemonia de um modelo econômico e político que valesse para todo o planeta. Os EUA se viam ameaçados pela força do socialismo, que tinha fortes nomes como a China e a URSS, que também não gostavam nada de observar o avanço do capitalismo.
CONSEQUÊNCIAS DA GUERRA FRIA
As principais consequências da Guerra Fria incluem:
reunificação da Alemanha;
formação de novos blocos econômicos;
derrota do socialismo;
ascensão do capitalismo em todo o mundo;
grande desenvolvimento e avanço tecnológicos;
modificação do mapa-múndi, com o surgimento de novas nações.
No Brasil, a Guerra Fria também trouxe consequências marcantes. Uma delas foi o rompimento de relações diretas com a URSS e, consequentemente, o aumento da dependência com os Estados Unidos.
Além disso, durante esse período, ocorria em nosso país a Ditadura Militar. Esse clima de tensão contribuiu para a perseguição de comunistas em solo brasileiro. Além disso, os EUA financiaram fortemente o avanço dos militares em nosso país.
O FIM GUERRA FRIA
O fim da Guerra Fria foi um processo muito gradual. A URSS já mostrava sinais de enfraquecimento devido a problemas internos, tanto com conflitos com nações que buscavam a emancipação, quanto problemas econômicos. O excessivo gasto militar, tanto para conter essas revoltas quanto para se equiparar aos EUA, foi um verdadeiro golpe para esse bloco.
O fim começou a mostrar seus primeiros moldes em 1985, quando Mikhail Gorbachev subiu ao poder. Ele era um líder reformista que, de fato, implementou uma série de mudanças econômicas e políticas na região. As mais emblemáticas são:
perestroika: redução dos gastos militares e reestruturação econômica;
glasnost: afrouxamento na repressão pesada e implementação de um processo de transparência e abertura política.
Essas reformas não agradaram aos velhos adeptos do Partido Comunista, que tentaram aplicar um golpe de estado na União Soviética. A população, no entanto, defendeu Gorbatchev e mostrou que, de fato, o melhor era que a Guerra Fria tivesse um fim.
Assim, com a queda do Muro de Berlim (1989) e a assinatura do Acordo de Minsk (1991), a Guerra Fria chegava ao seu final.