Respostas
A poluição pode causar a destruição da camada de Ozônio, pois algumas das as atividades realizadas pelo ser humano desde a Revolução Industrial, lançaram uma enorme quantidade de CFCs e halogênios na atmosfera. Muito encontrados em espumas, aparelhos de refrigeração e extintores, os CFCs e halogênios, em contato com o Ozônio, e provocam a degradação das moléculas desse gás. Isso acontece porque as moléculas de Ozônio ligam-se aos átomos dessas substâncias, formando outro elemento, ocorrência que ocasiona a diminuição da concentração desse gás na atmosfera.
A diminuição da concentração de ozônio na atmosfera tem provocado o aumento da quantidade de raios ultravioleta que chegam à superfície terrestre, e acabam provocando diversos impactos para o meio ambiente do mundo inteiro. Entre os impactos, destacam-se:
Impactos sobre o organismo humano:
Pode causar o envelhecimento precoce, mutação genética, problemas no sistema imunológico e câncer de pele.
Impacto sobre as plantas:
A grande quantidade de raios ultravioleta pode comprometer o processo de fotossíntese, impactando o sistema nutritivo das plantas e o seu crescimento.
Redução de espécies:
A superexposição de raios UV pode prejudicar o desenvolvimento de diversas espécies marítimas, como peixes, camarões, caranguejos e fitoplânctons (base da cadeia alimentar marítima). Além disso, o contato com essa radiação pode causar diversas mutações genéticas, alterando totalmente o DNA dos seres vivos.
Contribuição para o aquecimento global: A diminuição da camada de Ozônio e o aumento da quantidade de raios UV podem contribuir para a aceleração do aquecimento global.
- Espero ter ajudado 。◕‿◕。