Respostas
Resposta:
A historiografia é o estudo de como a história é escrita e como nossa compreensão histórica muda com o tempo.
Esse estudo considera as abordagens usadas pelos historiadores e procura entender como e por que suas teorias e interpretações diferem.
Enquanto o passado em si nunca muda, a escrita da história está sempre evoluindo. Novos historiadores exploram e interpretam o passado.
Eles desenvolvem novas teorias e conclusões que podem mudar a maneira como entendemos o passado. A historiografia reconhece e discute esse processo de mudança.
No geral, é um estudo difícil e complexo. É um componente importante da maioria dos cursos de história da universidade, onde se espera que os alunos saibam sobre o passado e como ele foi interpretado ao longo do tempo.
Atualmente, muitos cursos do ensino fundamental e médio incluem alguma historiografia básica, geralmente através do estudo de diferentes historiadores e interpretações históricas concorrentes.
Resposta:
A historiografia, ou escrita da história, portanto, permeia toda a história das civilizações desde suas primeiras manifestações. Tanto as civilizações do Médio Oriente, como as que se desenvolveram na Mesopotâmia, quanto as civilização do Extremo Oriente, como a chinesa e a hindu, tiveram escribas (pessoas que dominavam a arte da escrita) que se encarregavam de escrever, além dos rituais religiosos e da contabilidade econômica das antigas cidades, as memórias das tradições que fundaram aquela civilização específica. Nesse processo de escrita da história da Antiguidade, por diversas vezes a história esteve entrelaçada com os mitos ou com a narrativa mitológica.