Qual país da Europa encontrou inicialmente uma nova rota para as especiarias no Oriente?
Respostas
Resposta:
A rota marítima para a Índia contornando África, pelo Cabo da Boa Esperança, foi descoberta em 1497 por Vasco da Gama, e transformou-se em uma nova rota de comércio. Este comércio - que moveria a economia mundial desde o fim da Idade Média até aos tempos modernos - marcaria a era de domínio europeu no Oriente.
As rotas das especiarias foram rotas comerciais geradas pelo comércio de especiarias provenientes da Ásia. Essas rodas remontam à antiguidade greco-romana interligando diversos povos ao longo do tempo, da Europa a Ásia. Ligando importantes pontos comerciais e cruzando grande parte do mundo conhecido, as rotas de especiarias para Europa foram sucessivamente dominadas por mercadores do Norte e do oriente médio pela República de Veneza no Mediterrâneo e, mais tarde, pelos portugueses que, com a descoberta do caminho marítimo para a Índia iniciar uma rota marítima alternativa. A rota do cabo, contornando a África, viria ser explorada também pelos holandeses, entre outras potências europeias as rotas das especiarias passavam por vários intermediários antes de serem revendidos para Europa medieval.as civilizações asiáticas desenvolveram um comércio de especiarias desde a antiguidade e o greco-romano deu-lhe a continuidade comerciando ao longo das chamadas "rota do incenso" e "rota Romana da Índia" as rotas romanas da Índia beneficiaram a tecnologia marítima desenvolvida pela potência comercial do reino de axum, pioneira na rota do Mar Vermelho antes do século I ponto Roma via a relacionar-se com esta civilização em c. 30 a.C., partilhando o conhecimento de meados do século VII, quando as muçulmanas bloquearam as rotas terrestres das caravanas através do Egito e do Suez, impedindo o acesso dos mercadores europeus a Axum e a Índia. finalmente, os mercadores árabes assumiram o transporte de mercadorias para Europa, através do levante e dos comerciantes venezianos, até que, em 1453, a queda da Constantinopla provocou novo bloqueio da rota de comércio - agora, pelos turcos otomanos - o que aumentaria o custo já elevado nas especiarias.
Um mercador de Lisboa descreve a rota das especiarias antes da descoberta do caminho marítimo para a Índia:
"Desta terra de calicute especiaria em que se come em Portugal em todas as províncias do mundo; vão também desta cidade muitas pedras preciosas de toda a sorte. Aqui carregam as naus de Meca a especiaria e levam a uma cidade pelo mar ruivo há um lugar que está junto com Santa Catarina do Monte Sinai que se chama tunes e também a que pagam outro direito ponto aqui carregam os mercadores essa especiaria em camelos alugados a quatro cruzados cada camelo e levam ao Cairo em dez dias; e aqui pagam outro direito. E neste caminho para o Cairo muitas vezes os salteiam os ladrões que a naquela terra, os quais são alarves e outros. Aqui tornam a chegar a outra vez em umas naus, que andam no Rio que se chama Nilo, que vem da terra Peste do João, da Índia Baixa;e vão por este Rio 2 dias até que chegam ao lugar que se chama Roxete; e aqui pagam outro direito. E tornam outra vez a chegar lá em camelos e levam, em uma jornada, a uma cidade que se chama Alexandria, a qual é porto de mar. Esta cidade de Alexandria vem as Galés de Veneza e de Génova buscar esta especiaria, da qual se acha que a o grande sultão 600 000 cruzados; dos quais dá , em cada ano, a um rei que se chama Cidadim 100,000 para que faça guerra ao Peste João"
o comércio de especiarias seriam importante fator para o início da era dos descobrimentos. A face ao custo das rotas convencionais, o proveito dos portugueses em estabelecer uma rota marítima - praticamente em senta de assaltos, apesar dos perigos do mar - mostrava-se recompensador e prometia um grande rendimento à Coroa. Portugal, que vinha avançando os seus os seus descobrimentos marítimos, iria ligar diretamente as regiões produtoras das especiarias aos seus mercados na Europa. A rota marítima para Índia contornando a África pelo Cabo da Boa Esperança, foi descoberta em 1497 por Vasco da Gama e transformou-se em uma nova rota de comércio.
Espero ter ajudado!!