Respostas
Resposta:
As Cidades podem ser classificadas sobre diferentes aspectos como, por exemplo, quanto à situação, à função e à origem. Quanto ao sítio. Sítio urbano é o local (no sentido topográfico) onde a cidade nasceu, é o ‘‘assoalho’’ da cidade. Assim temos, por exemplo, cidades cujo sítio é uma acrópole ou colina (Atenas e São Paulo), uma planície (Manaus e Paris), um planalto (Brasília e Madri) ou uma montanha (Campos do Jordão e Serra Negra).
Quanto à situação. Situação urbana é a posição que a cidade ocupa em relação aos fatores naturais ou geográficos da sua região. A posição da cidade normalmente exerce grande influência no seu desenvolvimento. Considerando, então, esse aspecto, temos, por exemplo, cidades fluviais (Paris e Manaus), de entroncamento ferroviário (Chicago e Bauru), marítimas (Amsterdã e Rio de Janeiro) e entre o litoral e o interior de uma região (Campina Grande e Caruaru). O sítio e em especial a situação urbana (posição geográfica) têm grande importância no desenvolvimento das cidades. Por exemplo, uma cidade de sítio plano e bem posicionada em relação a fatores como estradas, portos, matérias-primas e meditados consurnidoms tem muito mais condições de se desenvolver que outra cidade carente dessas condições. Se estudarmos as razões do grande desenvolvimento da cidade de São Paulo, por exemplo, veremos que sua posição geográfica foi um fator decisivo desse desenvolvimento.
Resposta:
Olá!
Podemos compreender como sítio urbano o espaço em que determinada cidade está sendo construída, esta passando pelo seu processo de formação. Compreendendo isso, podemos afirmar que este sítio é responsável por influenciar de forma ampla o restante da cidade.
Influenciando de forma cultural e na sua formação de fato, gerando as suas características suas peculiaridades, na realidade.