Por que podemos afirmar que na Primeira República as eleições eram controladas pelos coronéis?
Respostas
Resposta:
Podemos afirmar que na Primeira República as eleições eram controladas pelos coronéis pelo alto grau de fraudes nestas eleições.
Na época o voto não era secreto, de modo que todos sabiam em quem o eleitor votava. Isto fazia com que, em especial nas regiões no interior do Brasil, os eleitores declarassem seus votos nos candidatos que os coronéis escolhiam - sob riscos de sofrerem violência se não o fizessem -, impedindo que qualquer candidato que fosse perigoso para as elites nacionais fosse eleito.
Esta instituição recebeu o "apelido" de Voto do Cabresto, pois era - metaforicamente, claro - como se os eleitores fossem levados para votar como animais: com guiais, puxados para o lado que os coronéis desejavam que eles fossem.
Explicação:espero ter ajudado
O coronelismo foi uma característica da política brasileira durante a Primeira República, na época das oligarquias. A principal característica do coronelismo, era a compra do voto através coerção (violência) ou em troca de alguma recompensa financeira.
O que foi o coronelismo?
Com a constituição de 1891, ficou estabelecido que o voto era aberto e não secreto como é nos dias de hoje, com isso os coronéis principal força militar em pequenas regiões do Brasil conseguiam manipular votos e a representação política da população. Através da criação de uma milícia própria para intimidar qualquer um e assim garantir seus interesses.
O coronelismo era fundamental para a manutenção da primeira república, pois nos “currais eleitorais” um candidato que recebesse o apoio do coronel poderia contar com o voto de todos os moradores da região. De modo que esse método ficou conhecido como Voto de Cabresto.
Leia mais sobre Coronelismo em: https://brainly.com.br/tarefa/39468325