Respostas
Resposta:
Creio que você se refira as pinturas na época do renascimento, suas técnicas eram de pinturas à óleo, ao detalhamento utilizado com luz e sombras em suas obras, o uso da perspectiva do pintor e também, a métodos de arte, como a configuração em pirâmide.
Explicação:
Durante a Renascença as inovações técnicas possibilitaram novos estilos para representar a realidade.
As quatro principais inovações na pintura foram:
1. Tinta à óleo
2. Uso de luz e sombra
3. Configuração em pirâmide
4. Uso da Perspectiva
1. Tinta à óleo:
Foi a mudança de pintura à têmpera e afresco para a pintura a óleo em telas
Na idade média a têmpera era uma tinta feita à base de ovo e corante muito usada em painéis de madeira. Essa mistura não permitia uma boa variação de cor e secava muito rápido. As figuras ficavam um tanto chapadas, isto é, sem volume, sem textura, como vemos no painel acima.
Os afrescos (pintura feita na parede ainda fresca) existem desde a Antiguidade e continuaram existindo no Renascimento. Nesse painel medieval acima vemos que as cores são bem intensas e vivas, o que pode ser uma vantagem. A desvantagem dessa técnica é que a secagem era muito rápida não permitindo ao pintor fazer mudanças na pintura.
A tinta à óleo foi inventada na idade média, mas somente no século XIV passou a ser usada largamente pelos pintores em suas telas de madeira e tecido. Diferente da têmpera, a tinta à óleo, como o próprio nome indica, é feita de óleo e não água ou ovo.Dessa forma a secagem é muito mais lenta, o que dava ao pintor mais tempo de trabalhar na obra. Por isso muitos pintavam suas telas em camadas, por etapas, e cada etapa levava meses para secar. Com esse método o aumento das opções de cores, com suaves nuances de tonalidade, permitiram aos pintores representar texturas e simular formas em três dimensões.
2. Uso de luz e sombra:
Surgem duas técnicas diferentes de brincar com a luz e a sombra na pintura: o chiaroscouro e o sfumato.