1 - Para responder observe atentamente o fragmento:
"Difícil é encontrar uma sociedade que seja monocultural. As culturas são feitas tanto de continuidade quanto de mudanças. E as transformações não significam o fim de sua sobrevivência. As culturas estão o tempo todo emprestando elementos umas das outras e isso é bom. Nada parece mais monocultural do que um monastério tibetano e, no entanto, o budismo veio de fora, da Índia. Quem visita as aldeias ao redor da cidade em que vivi
em Gana pensa que está diante de comunidades monoculturais. Como, se quase todos os moradores são cristãos? O cristianismo chegou na região no século XIX, trazido pelos europeus. É, portanto, um aspecto recente da cultura local". Kwame Anthony Appiah. Revista Veja, 08 de março de 2006.
Após a leitura, e com reforço de seus conhecimentos históricos, é possível afirmar que:
Alternativas:
a)
O texto aborda o encontro entre as diferentes culturas e seu poder de transformação permanente.
b)
Inexiste qualquer ligação entre o texto, que não demonstram valores culturais ou sociais, com o Colonialismo;
c)
A proposta é tipicamente europeia, em especial portuguesa, que reforça os valores dos povos colonizados e combate aculturalização;
d)
O texto reforça os valores europocêntricos dos colonizadores em especial nos estado de Goiás e de Mato Grosso
2)
Inexiste um retrato único sobre as condições da região mineradora, no final do século XVII. Para assinalar a alternativa que melhor corresponder a verdade dos fatos, leia atentamente o fragmento:
"Em 1776, a população de Minas Gerais, excluindo os índios, superava as 300 mil almas – o que representava 20% da população total da América portuguesa e o maior aglomerado de toda a colônia. Mais de 50% da população era negra... O resto compunha-se, em porcentagens aproximadamente iguais, de brancos, mulatos e outros mestiços de combinações raciais inteiramente americanas. Era grande a desproporção entre homens e mulheres e, no interior de vários grupos raciais, só as mulatas eram mais do que os mulatos". (Kenneth Maxwell e Beatriz N da Silva. O império Luso-Brasileiro, 1750 – 1822).
Alternativas:
a)
a população negra é maioria tendo em vista o fluxo migratório destas populações das regiões Sul e Sudeste receber estímulo por parte do Estado português no Brasil.
b)
há um grande crescimento da população na região da "minas gerais" atraída pela febre do ouro e pela busca de riqueza fácil.
c)
Minas Gerais sempre foi um Estado predominantemente agrícola, sem perspectivas industriais ou manufatureiras, fato que favoreceu o crescimento populacional no final do século XVII, com explosão demográfica no século XVIII.
d)
deferente de outras regiões do Brasil minas recebeu, graças as facilidades de portos e de vegetação, colonização precoce de africanos, predominantemente de Moçambique.
3)
Observe o que a escrita do pensador Gilberto Freyre sobre a rotina patriarcal:
"... levantando-se cedo a fim de dar andamento aos serviços, ver se partir a lenha, se fazer o fogo na cozinha, se matar a galinha mais gorda para a canja; a fim de dar ordem ao jantar (...) e dirigir as costuras das mucamas e molecas, que também remendavam, cerziam, remontavam, alinhavavam a roupa da casa, fabricavam sabão, vela, vinho, licor, doce, geléia. Mas tudo devia ser fiscalizado pela iaiá branca, que às vezes não tirava o chicote da mão," (FREYRE, Gilberto. Sobrados e mocambos. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1968. t.1, p. 109-10.)
Após reflexão é possível afirmar que:
Alternativas:
a)
a presença de Portugal constituiu elemento fundamental da sociedade brasileira, mormente na ampliação dos valores de tolerância e respeitabilidade cultural;
b)
por intermédio da presença africana, na condição de escravo, alterou o cenário europeu construindo novos valores de sociedade no Brasil Colonial, com heranças nos dias atuais;
c)
a sociedade colonial brasileira não sofreu a influencia dos nativos americanos, erroneamente denominados de índios, por serem em pequena quantidade numérica e sem expressões culturais.
d)
a abundância de índios e negros na sociedade brasileira forçou o surgimento da escravidão no nordeste do Brasil, alterando o cenário português que desconhecia e condenava a escravidão;
Respostas
respondido por:
25
avaliação virtual 2 brasil colonial
1 a - 2 b - 3 a - 4 c - 5 d
1 a - 2 b - 3 a - 4 c - 5 d
léogaúcho:
Tem erradas.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás