Preencha os espaços vazios com as seguintes palavras: ILUSÃO- RENASCIMENTO- LEONARDO DA VINCI- PERSPECTIVA- IMAGEM- REALIDADE- DISTORÇÕES. A Santa Ceia, pintura de Leonardo da Vinci, foi produzida durante o ________ Italiano. Nesse período, interessava aos artistas e à sociedade da época a representação de pessoas, objetos, paisagens e lugares de forma naturalista, ou seja, a _________ desenhada ou pintada deveria se assemelhar, em grande medida, com aquilo que o homem identificava como __________. Para atingir esse objetivo, o artista deveria dar a ilusão de profundidade em suportes bidimensionais, sendo a perspectiva utilizada, nesse contexto como uma técnica de representação oportuna. Na imagem, percebe-se que o artista utilizou a __________ por meio dos seguintes aspectos: efeitos ópticos expressos na diminuição aparente no tamanho dos objetos e na convergência das linhas paralelas à medida que se distanciam do observador o que confere ___________ de profundidade à cena. Na Santa Ceia, e mesmo em outras obras antigas de _______________ tem se a sensação de olhar não para uma superfície plana, como a tela, mas através de uma janela que se abre para o interior do quadro. Leonardo da Vinci já havia colocado que, por meio da perspectiva, seria possível desenvolver "procedimentos geométricos aparentemente exatos" e gerar ___________ que em quase nada se assemelhariam ao objeto observado, o que Leonardo da Vinci denominou de "aberrações marginais da perspectiva". ME AJUDEM POR FAVOR
Respostas
Resposta:
A Santa Ceia, pintura de Leonardo da Vinci, foi produzida durante o RENASCIMENTO Italiano. Nesse período, interessava aos artistas e à sociedade da época a representação de pessoas, objetos, paisagens e lugares de forma naturalista, ou seja, a IMAGEM desenhada ou pintada deveria se assemelhar, em grande medida, com aquilo que o homem identificava como REALIDADE. Para atingir esse objetivo, o artista deveria dar a ilusão de profundidade em suportes bidimensionais, sendo a perspectiva utilizada, nesse contexto como uma técnica de representação oportuna. Na imagem, percebe-se que o artista utilizou a PERSPECTIVA por meio dos seguintes aspectos: efeitos ópticos expressos na diminuição aparente no tamanho dos objetos e na convergência das linhas paralelas à medida que se distanciam do observador o que confere ILUSÃO de profundidade à cena. Na Santa Ceia, e mesmo em outras obras antigas de LEONARDO DA VINCI tem se a sensação de olhar não para uma superfície plana, como a tela, mas através de uma janela que se abre para o interior do quadro. Leonardo da Vinci já havia colocado que, por meio da perspectiva, seria possível desenvolver "procedimentos geométricos aparentemente exatos" e gerar DISTORÇÕES que em quase nada se assemelhariam ao objeto observado, o que Leonardo da Vinci denominou de "aberrações marginais da perspectiva".
OBS: Não tenho certeza absoluta das respostas, mas espero ter ajudado!
Resposta:
A Santa Ceia, pintura de Leonardo da Vinci, foi produzida durante o renascimento Italiano. Nesse período, interessava aos artistas e à sociedade da época a representação de pessoas, objetos, paisagens e lugares de forma naturalista, ou seja, a imagem desenhada ou pintada deveria se assemelhar, em grande medida, com aquilo que o homem identificava como realidade. Para atingir esse objetivo, o artista deveria dar a ilusão de profundidade em suportes bidimensionais, sendo a perspectiva utilizada, nesse contexto como uma técnica de representação oportuna. Na imagem, percebe-se que o artista utilizou a perspectiva por meio dos seguintes aspectos: efeitos ópticos expressos na diminuição aparente no tamanho dos objetos e na convergência das linhas paralelas à medida que se distanciam do observador o que confere ilusão de profundidade à cena. Na Santa Ceia, e mesmo em outras obras antigas de Leonardo da Vinci tem se a sensação de olhar não para uma superfície plana, como a tela, mas através de uma janela que se abre para o interior do quadro. Leonardo da Vinci já havia colocado que, por meio da perspectiva, seria possível desenvolver "procedimentos geométricos aparentemente exatos" e gerar distorções que em quase nada se assemelhariam ao objeto observado, o que Leonardo da Vinci denominou de "aberrações marginais da perspectiva".
Espero ter ajudado.