Analise as frases abaixo considerando os conteúdos sobre Guerra Fria, ONU e a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) para assinalar (V)erdadeiro ou (F)also: *
Verdadeiro
Falso
a) A destruição material e humana causada pela Segunda Guerra Mundial foi a maior já ocorrida na história da humanidade. Não à toa, nesse contexto, aflorou a preocupação com a paz mundial e representantes de 50 nações reuniram-se na Conferência de São Francisco (nos Estados Unidos), em 1945, para aprovação da Carta das Nações Unidas. Nesse mesmo ano, é criada a ONU (Organização das Nações Unidas). Dentre os principais motivos dessa organização encontramos: manter a paz e segurança internacionais. Com sede em Nova York, a ONU, apesar de sua importância e de suas excelentes intenções, não conseguiu se impor enquanto um organismo internacional respeitado pelos países.
b) Terminada a Segunda Guerra Mundial, foi criada, em 26 de junho de 1945, pela Carta de São Francisco, a Organização das Nações Unidas (ONU), retomando o caminho interrompido da extinta Liga das Nações. A ONU não nasceu como organismo democrático porque acabou assegurando para um pequeno grupo de Estados com assento permanente no seu Conselho de Segurança o controle das decisões pelo exercício do direito de veto. Apesar disso, ante o balanço aterrorizante que os vencedores da guerra fizeram das atrocidades dos vencidos, impôs-se à comunidade internacional o resgate da noção de direitos humanos. Iniciaram-se, então, os trabalhos que resultaram na "Declaração Universal dos Direitos Humanos", um documento inquestionavelmente importante para a humanidade.
c) A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 inaugurou o direito internacional dos direitos humanos (até então não havia nenhum documento internacional que se dedicasse ao assunto com tanta abrangência e importância) e, por outro lado, fundou a concepção contemporânea de direitos humanos, que, ambiciosamente, visa integrar os direitos civis e políticos, aos chamados direitos econômicos, sociais e culturais. Quer dizer, a Declaração Universal dos Direitos Humanos consiste no reconhecimento de que compõem o âmbito dos direitos humanos todas as dimensões que disserem respeito à vida com dignidade. Assim, sob o olhar jurídico, os direitos humanos passaram a configurar uma unidade universal, indivisível, interdependente e inter-relacionada.
d) A Coreia, como a Alemanha dividida, foi ocupada em conjunto por forças soviéticas e americanas no fim da Segunda Guerra Mundial. Era a explicitação de um mundo bipolarizado! Ainda que Moscou (URSS) e Washington (EUA) tivessem concordado a respeito do paralelo 38 que cortava a península pela metade e as retiradas acontecessem entre 1948-1949, não houve acordo sobre quem governaria o país, que continuou dividido. A República da Coreia, apoiada pelos americanos, controlava o sul, enquanto a República Democrática da Coreia, apoiada pela União Soviética, controlava o norte. A coisa comum aos dois países era uma guerra civil, cada lado afirmando-se governo legítimo e ameaçando invadir o outro.
f) Durante o período da história conhecido como "Guerra Fria", tanto nos Estados Unidos quanto na União Soviética, as pessoas suspeitas de simpatizar com o país adversário eram perseguidas e duramente reprimidas. Nos EUA, por exemplo, nos anos 1950, impôs-se o chamado "macarthismo", um movimento que buscou perseguir e prender cientistas, escritores, artistas, professores e funcionários do governo que fossem considerados comunistas. Tal movimento só não obteve sucesso porque a sociedade norte-americana não concordou com os métodos adotados pelo movimento que eram antidemocráticos e muito repressores.
g) A competição entre Estados Unidos e a União Soviética por áreas de influência, o medo que uma potência tinha da outra e os interesses da super lucrativa indústria bélica (de armamentos) desencadearam uma corrida armamentista. Em 1949, as duas superpotências possuíam a bomba atômica e investiam em quantias cada vez maiores em armas nucleares. Cientes de que não era possível resolver a disputa militarmente devido ao enorme poder de destruição que ambos tinham, EUA e URSS começaram a investir na exploração do espaço, a fim de demostrar ao mundo qual deles tinha o melhor sistema socioeconômico. Nessa corrida espacial, o objetivo principal era chegar na Lua. Apesar dos investimentos enormes, nenhuma dessas nações conseguiu concretizar tal empreendimento.
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
a ( F )
b ( F )
c ( V )
d ( V )
f ( V )
g ( F )
gabrielrayan14:
vlw man
respondido por:
3
tbm preciso dessa resposta
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás