1. Caracterize as bactérias (citar características estruturais e nutricionais, etc.) 2. Cite a importância das bactérias no meio ambiente, ou seja, importância ecológica. 3. Como ocorre a relação mutualística entre determinadas bactérias e animais ruminantes. 4. Como ocorre a relação mutualística entre nós e as bactérias que vivem no nosso corpo. 5. Algumas bactérias são parasitas, ou seja, capazes de causar doenças. Cite algumas doenças causadas por bactérias em seres humanos. (Pesquise no livro também) 6. Cite a importância das bactérias na produção de alimentos, 7. Que bebidas alcoólicas são produzidas pela ação fermentativa das bactérias? . 8. Cite a importância das bactérias na medicina e indústria farmacêutica.
Respostas
Resposta:
1)As bactérias são organismos unicelulares, sendo em média dez vezes menores do que uma célula eucarionte. Costumam possuir uma parede celular rígida que envolve externamente a membrana plasmática, constituída por uma trama de peptídeos (proteínas) interligados a polissacarídeos (açúcares).Mergulhados no hialoplasma existem: um único filamento de DNA circular, contendo todas as informações (genes) necessárias ao funcionamento biológico bacteriano, ribossomos e grãos de glicogênio.
O material genético localiza-se normalmente em uma região chamada de nucleoide, havendo, em alguns casos, moléculas menores de DNA (os plasmídeos), contendo genes que desempenham funções diversas, por exemplo: resistência a antibióticos e ação tóxica injetada em bactérias competidoras, induzindo a degradação (morte).
2)Há bactérias que vivem no solo e na água e atuam como decompositoras. Como os fungos, elas são responsáveis pela decomposição e pela reciclagem da matéria orgânica nos diferentes ambientes. São, assim, importantíssimas para o equilíbrio dos ecossistemas.
3)Os bovinos são herbívoros, mas, apesar disso, não produzem uma enzima denominada celulase, necessária para quebrar a celulose das folhas., Esse trabalho, então, é realizado pelas bactérias que, em troca, ganham alimentação e moradia.
4)Um bom exemplo da relação mutualística é a das bactérias presentes no intestino humano. Essas bactérias auxiliam na digestão e na produção de vitaminas e Ômega 3 e em troca recebem alimentos e abrigo no corpo humano.
5)Tuberculose
É causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), atacando os pulmões.
Lepra ou hanseníase
É transmitida pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae) e causa lesões na pele e nas mucosas.
Difteria
Doença muitas vezes fatal causada pelo bacilo diftérico, que ataca principalmente crianças. Produz dor de garganta, febre e fraqueza.
6)As bactérias são importantes na nossa alimentação. Espécies como a Streptococcus thermophilus, S. lactis e S. cremoris; Lactobacilos bulgaricus, L. casei, L. acidophilluse L. yogurtii; e algumas dos gêneros Acetobacter, Corynebacterium e Acetobacter; são as responsáveis pela existência do vinagre, ácido glutâmico, chucrute, chocolate, pão, vinho, bebidas fermentadas, molho de soja e de determinados laticínios.
7)a fermentação é provocada por bactérias aeróbicas, ou seja, que necessitam da presença de oxigênio. Toda fermentação produz gás carbônico, que, em alguns casos, é usado na gaseificação da própria bebida, como no champanhe e na cerveja. Exemplos de bebidas fermentadas: cerveja, saquê, champagne e vinhos.
8)Bactérias podem ser empregadas na produção de drogas terapêuticas, como antibióticos (Tirotricina, Bacitracina, Rifamicina, Neomicina, dentre outros), vitaminas, hormônio de crescimento e insulina; e na fabricação de determinadas enzimas e álcool, como o metanol e etanol.