Identifique, nas atividades físicas recreativas abaixo, as etapas da construção do Esquema Corporal:
a) Colocar um brinquedo bem colorido um poudo distante do bebê, estimulando-o a pegá-lo.
b) Brincar com o bebê diante do espelho, permitindo que ele toque no espelho
c) Brincadeira de imitação, onde uma criança será o espelho e a outra terá que repetir tudo o que o espelho fizer.
d) Brinquedo cantado: a Janelinha a janelinha fecha, quando está chovendo, a janelinha abre quando o sol está aparecendo! Fechou, abriu, fechou, abriu, fechou...abriu, fechou, abriu, fechou, abriu!
e) Rolar, rastejar, levantar e correr, passando por um túnel de pano.
f) Cabeça, ombro, joelho e pé.
Respostas
Resposta:
e) Rolar, rastejar, levantar e correr, passando por um túnel de pano.
Explicação:
Trabalhar a motricidade na Educação Infantil é fundamental para o desenvolvimento da criança, pois é responsável pela formação do esquema corporal. Desde pequena a criança é estimulada a andar, correr, pular e até mesmo segurar objetos. Mesmo involuntariamente, através desses movimentos, está trabalhando a coordenação motora
A construção do esquema corporal vem por três etapas: o corpo vivido, o corpo percebido e o corpo representado.
O corpo vivido – até 3 anos
O bebê se sente parte do ambiente e se confunde com o espaço onde vive. Esta etapa é vivenciada (e/ ou pode ser estimulada) por atividades espontâneas do bebê, por comandos verbais simples como, por exemplo: ande!, corra!, pegue!, pule!, venha! (...); e por sensações trazidas pelas diferentes posturas (deitado, sentado, semi-ajoelhado, ajoelhado e em pé).
A percepção das partes do corpo se inicia pelo toque, pelo auto-toque, pela sua imagem no espelho, em outra criança e após, em figuras e imagens.
O corpo percebido – de 3 a 7 anos
Corresponde a organização do esquema corporal. A criança percebe seu corpo como um ponto de referência para que ela possa então, situar objetos no espaço e no tempo. Assim, seus movimentos vão se aperfeiçoando e ficando cada vez mais coordenados.
Nesta fase ela também descobre sua dominância e encontra o seu eixo corporal.
Esta etapa é vivenciada (e/ ou pode ser estimulada) por atividades que demonstrem as diferentes possibilidades de posicionamentos que os diferentes segmentos corporais podem adotar. Esta fase deve ter início com a utilização de posturas estáticas.
O corpo representado – de 7 a 12 anos
Agora seu ponto de referência já se localiza no ambiente. A criança já tem noção das partes do corpo e do todo. Ela já consegue adicionar movimento aos seus segmentos e adapta seus movimentos para alcançar seus objetivos.