• Matéria: História
  • Autor: silvacaroline30
  • Perguntado 6 anos atrás

2) No século XIV, os árabes e os italianos controlavam o comércio - os árabes traziam as mercadorias até a África e a Ásia Menor. Essas mercadorias alcançaram um alto valor e eram consumidas pelas classes mais ricas entre essas mercadorias estavam as especiarias e os artigos de luxo. Cite dois exemplos de artigos de luxo e dois exemplos de especiarias. * me ajudem por favor


silvacaroline30: a) As especiarias eram consumidas unicamente pelos camponeses.
b) As especiarias eram trazidas para a Europa por voos fretados.
c) As especiarias eram comercializadas, principalmente, por noruegueses.
d) As especiarias alcançaram um alto valor e eram consumidas pelas classes mais ricas.

Respostas

respondido por: alessandromarceloroc
3

Explicação:

O reaquecimento do comércio no final da Idade Média trouxe uma série de transformações na economia e na sociedade européia como um todo. A integração comercial com os países do Oriente sedimentou a formação de um amplo mercado consumidor interessado na compra de produtos manufaturados e especiarias provenientes de países como Índia e China. No entanto, esse comércio era caracterizado por alguns entraves que impediam sua expansão.

Para que alguém tivesse acesso a essas mercadorias, era necessário percorrer longas rotas comerciais geralmente intermediadas por árabes, comerciantes de algumas cidades italianas e as grandes feiras que distribuíram tais produtos na Europa. Dessa forma, o valor final destas mercadorias acabava ganhando um valor elevado mediante o grande número de atravessadores que integravam a circulação destes bens. Com isso, este comércio se restringia a uma pequena população de alto poder aquisitivo.

Outro fator que também pesava contra a expansão comercial era a falta de moedas no interior da própria economia européia. A escassez de metais preciosos e o escoamento das moedas disponíveis para o mundo Oriental surgia como um outro empecilho ao desenvolvimento mercantil. Mediante tal situação, o comércio se via prejudicado por tamanha dificuldade e, consequentemente, a expansão de toda a economia européia se via inviabilizada.

A solução para essas dificuldades surgiu por meio de dois acontecimentos históricos que contribuiu no vislumbre de um novo panorama sócio-econômico. Em primeiro lugar, damos destaque ao processo de consolidação das monarquias na Europa, que contou com o forte apoio da burguesia, tendo em vista o seu interesse em viabilizar a formação de um cenário político estável e a propagação de padrões monetários e tributários que pudessem garantir seus lucros.

Paralelamente, para que a prática comercial alcançasse lucros mais expressivos, ocorreu uma procura por novas rotas comerciais que pudessem eliminar os diversos intermediários que costumeiramente participavam desse processo. Além disso, os navegadores dessa época saíram à procura de novas terras onde fosse possível realizar a obtenção de metais preciosos para a fabricação de moedas. Mediante esse novo quadro, temos estabelecido o período das Grandes Navegações.


francilane13072009: Oi
francilane13072009: Oi todo bem
respondido por: anaclaradecarvalhoso
2

Resposta:

Especiarias: temperos como cravo, canela, pimenta, cominho; artigos de luxo: tecidos de algodão da Índia, tapetes da Pérsia, seda e porcelana da China.

Explicação:

Espero ter ajudado


silvacaroline30: desculpa esqueci de colocar as alternativas
silvacaroline30: a) As especiarias eram consumidas unicamente pelos camponeses.
b) As especiarias eram trazidas para a Europa por voos fretados.
c) As especiarias eram comercializadas, principalmente, por noruegueses.
d) As especiarias alcançaram um alto valor e eram consumidas pelas classes mais ricas.
silvacaroline30: errei n é essa a questão
Perguntas similares