**Encontre características semelhantes “parecidas” nestas duas obras citadas anteriormente (Dom Casmurro e Cortiço). VOCÊS NÃO PRECISAM LER OS LIVROS!
** Faça um texto descrevendo características das obras em relação ao Realismo e Naturalismo e mesmo no próprio enredo (história). Escreva em primeira ou terceira pessoa.
**Mínimo de 10 linhas. Se for necessário, você poderá escrever mais de 10 linhas.
***Pesquise na internet, “se for possível”. Mas, se você ler com muita atenção e observar as “descrições” feitas nos textos anteriores (aqui neste material), e também nos estudos anteriores das aulas passadas, sobre Naturalismo e Realismo, você conseguirá fazer sua atividade.
(RESPOSTA COMPLETA E NÃO SO PARA PEGAR PONTOS, SE NÃO VOU DENUNCIAR PERFIL)
Respostas
Resposta:
Explicação:
O Realismo e o Naturalismo são obras extremamente ligadas entre si, relacionadas à busca pela razão e o conhecimento científico da sociedade. O livro Dom Casmurro, de Machado de Assis, possuía diversos traços realistas em sua narrativa, focando em detalhes objetivos sobre a história, demonstrando a hipocrisia e realidade da sociedade retratada, como com o personagem Jose Dias, tão respeitado, mas que era um tipo de parasita agregado na família. Já em Cortiço, livro que exemplifica o naturalismo, destaca o lado "animalesco" do ser humano, característica dessa escola literária, que desenvolve o aspecto sexual das pessoas. Descreve-se com riqueza de detalhes o comportamento sexual das personagens de maneira intensa, como a sensual Rita Baiana. Além disso, uma famosa passagem do livro é a descrição do cortiço como "larvas nascidas do esterco", demonstrando o âmbito científico e animal. A semelhança entre os dois é o destaque para a ciência e a descrição realista dos fatos, com ausência de romantização ou subjetividade.