Quais fundamentações levaram ao crescimento do fascismo como movimento e ideologia política na Itália nos anos da década de 1920?
Respostas
Resposta:
RESUMO NO FINAL ;)
Em 1919, Benito Mussolini passou a articular uma nova organização de caráter paramilitar junto a ex-combatentes da Primeira Guerra Mundial.
Em 1920, Mussolini transformou essa organização em partido político, criando assim o Partido Nacional Fascista, que disputou as eleições no ano seguinte, ocupando 20 cargos para deputados.
Em 1922, os fascistas promoveram a famosa Marcha sobre Roma, nos dias 26 e 27 de outubro de 1922, cujo objetivo era forçar o rei Vitor Emanuel III a nomear Mussolini a Primeiro-Ministro. No dia 30, o rei, cedendo às pressões, encarregou Mussolini de formar um novo governo para Itália.
Nas eleições de 1924, os fascistas demonstraram toda a sua face totalitária. Mussolini havia criado uma milícia voluntária fascista para a segurança nacional, que pressionava as pessoas a votarem nos candidatos do Partido Fascista.
A partir de 1925, o regime fascista conseguiu promover a recuperação econômica da Itália.
Mussolini assumiu o título de Duce, isto é, chefe, o que evidencia o traço de culto da personalidade desses regimes totalitários. O regime fascista conduziu a Itália à Segunda Guerra Mundial, ao lado da Alemanha nazista. Perdida a guerra, Mussolini foi assassinado pela
própria população italiana.
RESUMINDO
- Criado em 1919, após a primeira guerra mundial, por Benito Mussolini
- Em 1920, Mussolini transformou essa organização em partido político
- Em 1922, acontece a Marcha sobre Roma
- Em 1924, Mussolini cria uma melícia voluntária, para a segurança nacional
- A partir de 25, o regime fascista conseguiu promover a recuperação ecônomica da Itália
- Aconteceu a segunda guerra mundial, com a Itália aliada a Alemanha.
- Perdida a guerra, Mussolini foi assassinado pela população italiana.