Carpe diem é uma frase em latim de um poema de Horácio, e é popularmente traduzida para colha o dia ou aproveite o momento. Essa expressão também é utilizada no sentido de solicitar que se evite gastar o tempo com coisas inúteis ou como uma justificativa para o prazer imediato, sem medo do futuro.
1. A que gênero textual pertence o texto “Carpe diem”?
a) resumo
b) resenha
c) artigo enciclopédico
d) verbete de dicionário
e) capítulo literário
2. Qual o objetivo comunicativo desse texto?
a) Contar histórias
b) Dar instruções
c) Defender uma opinião
d) Explicar sobre um assunto
e) Argumentar
3. A frase "carpe diem" não pode ser substituída pela construção indicada na alternativa
a) aproveite o dia
b) colha o momento
c) não perca tempo
d) não tenha medo de viver
e) viva tensamente
4. No trecho “É também utilizado como uma expressão para solicitar que se evite gastar o tempo com coisas inúteis ou como uma justificativa para o prazer imediato, sem medo do futuro.”, qual o valor semântico expresso pela conjunção destacada?
a) conclusão b) alternância c) oposição
d) adição e) explicação
5. O texto "Carpe Diem" apresenta a sua fonte de origem. Qual é essa fonte? Explique a importância de se indicar a fonte de origem de um texto citado:
6. Qual é a variedade linguística empregada no texto "Carpe Diem"?
7. No trecho "Essa expressão também é utilizada...", o elemento de coesão em destaque se refere a qual expressão no texto?
8. Comente como as pessoas encaram a expressão "Carpe Diem" nos dias hoje?
Respostas
Resposta:
1) e
2) d
3) e
4) d
5) não sei qual é a fonte, mas é importante para autenticar e dar credibilidade ao que foi falado
6) latina
7) carpe diem
8) viver intensamente sem se preocupar com as consequências
Resposta:
1-Letra c
2-letra D
3-Letra e
4-Letra B
5-(indique a fonte do texto)quando se indica a fonte de algum artigo citado, faz com que o leitor entenda melhor sobre o assunto e se interessa mais, há muitas informações que ainda não foram lidas.
6-Variação diatópica
7-“Carpe diem”
8-Acho que isso é uma pergunta pessoa pra cada pessoa, mas,acho que a maioria das pessoa deste século, levam a vida por prazeres imediatos diariamente, a maioria dos jovens são assim, alguns bebem,alguns fumam,vão para baladas... claro cada um sabe o que faz da própria vida, mas como a própria lei de 13.106/15, que criminaliza a venda de bebida alcoólica para crianças e adolescentes, são coisas ilegais para menores, e nem todos esperam, buscando sempre mais e mais com a consciência disso, coisas fúteis que não acrescentam nada ao próprio ser. Não estou julgando, é uma Opinião pessoal de minha pessoa e um exemplo, nem todos são assim, mas a maioria.
Explicação: confia