GOLPE DA MAIORIDADE
A instabilidade política e social vivida pelo Brasil durante o Período Regencial deu origem a um movimento que pedia a antecipação da maioridade de D. Pedro II. Em 1840, uma ação liderada pelos deputados liberais aprovou um projeto de lei para a antecipação dessa maioridade. Essa medida, conhecida como Golpe da Maioridade, pôs fim a esse período. O Golpe da Maioridade foi idealizado pelos Liberais. Diante da crise, havia um desejo generalizado de que o governo de D. Pedro II acabasse com a instabilidade, o que levou sua aclamação a ser festejada pelas elites.
Em 18 de julho de 1840, D. Pedro de Alcântara foi coroado como imperador do Brasil aos 14 anos de idade. Teve início, assim, o período do Segundo Reinado, que se estendeu de 1840 até 1889, ano em que foi proclamada a República.
1 – Sobre a política no Período Regencial, marque V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
( ) Esse período teve início após a abdicação de D. Pedro I em favor de seu filho Pedro de Alcântara, futuro D. Pedro II, que na época era uma criança e não tinha, portanto, condições para governar.
( ) Os grupos políticos predominantes no início desse período eram o dos Progressistas e o dos Regressistas, que se transformaram, respectivamente, em Liberais Moderados e Restauradores.
( ) A principal bandeira dos RESTAURADORES era a criação de uma monarquia centralizada em D. Pedro I, ideia desfeita após a morte dele, em 1834.
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
Verdadeiro
Verdadeiro
Falso
Explicação:
não tenho certeza
lucaserri13:
você está certo, conferi no meu livro
respondido por:
1
Resposta:
acho que ele acertou
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás