O Positivismo, sistema proposto pelo filosofo Augusto Comte (1798-1857), propõe levar em consideração tanto a experiência empírica do mundo físico, quanto as formulações lógicas puramente racionais. (QUERIQUELI, LEONEL; MARQUES, 2016). Vejamos o que afirmam Comte e Durkheim, respectivamente: [...] devemos limitar-nos ao positivamente dado, aos fatos imediatos da experiência, fugindo de toda especulação metafísica. Só há um conhecimento e um saber, aquele que é próprio das ciências especiais, mas não um conhecimento e um saber filosófico-metafísico [...]. (COMTE, 1978, p.45). [...] a ciência estuda os fatos para conhecê-los, e tão somente conhecê-los, de modo absolutamente desinteressado. (DURKHEIM, 1978, p. 58) Sobre o Positivismo, assinale a única alternativa verdadeira: Para o Positivismo, entre tantos tipos de conhecimento desenvolvidos pelo homem, a ciência é o único conhecimento universalmente válido. O Positivismo foi uma grande corrente de pensamento da modernidade que buscou sintetizar o empirismo, o racionalismo e o criticismo e estabelecer um conhecimento positivo. A filosofia e a metafísica devem ser aliadas da ciência na busca do conhecimento. Entre as principais características do conhecimento científico, de acordo com o Positivismo, estão a subjetividade e a parcialidade e o progresso. Para o Positivismo, as verdades reveladas pela religião devem se sobrepor às verdades reveladas pela ciência
Respostas
Resposta: Sobre o Positivismo:
Para o Positivismo, entre tantos tipos de conhecimento desenvolvidos pelo homem, a ciência é o único conhecimento universalmente válido.
O Positivismo é um sistema filosófico formulado por Augusto Comte, tendo como núcleo sua teoria dos três estados: o espírito humano, a sociedade, a cultura, passa por três etapas: a teológica, a metafísica e a positiva.
As chamadas ciências positivas surgem apenas quando a humanidade atinge a terceira etapa, sua maioridade, rompendo com as anteriores. Para Comte, as ciências se ordenaram hierarquicamente: matemática, astronomia, física, química, biologia, sociologia, cada uma tomando por base a anterior e atingindo um nível mais elevado de complexidade.
A finalidade última do sistema é política: organizar a sociedade cientificamente com base nos princípios estabelecidos pelas ciências positivas.
Bons estudos!
Explicação: MARCA COMO A MELHOR RESPOSTA