Em relação a doação de uma capitania podemos afirmar que: (marque V ou F) ( ) O donatário recebia a posse da terra, podendo transmiti-la para seus filhos. ( ) O donatário poderia a qualquer tempo vendê-la. ( ) O donatário tinha o dever de fundar vilas, construir engenhos, fazer justiça, decretar pena de morte a escravo, homem livre e índios. ( ) O donatário tinha direito a parte do dinheiro de venda de escravos índios ( ) O donatário podia doar sesmarias ( ) Alguns donatários nem chegavam a tomar posse das terras
Respostas
Resposta:
V
F
V
V
V
V
não tenho certeza sobre a segunda afirmativa, mas acredito que seja falsa.
A respeito da doação de Capitanias, podemos dizer que: V F V V V
Após o Tratado de Tordesilhas foi imposto que a região brasileira foi dividia ao meio para as nações Portugal e Espanha. Portugal para ter maior controle sobre as colônias, demarcou-as por linhas imaginárias denominadas Capitanias Hereditárias.
Cada capitania foi doada para um donatário através de dois documentos: a Carta de Doação e a Carta Foral. Fazendo jus ao nome, essas capitanias eram hereditárias, podendo passar de pai para filho. Podia haver apenas a passagem de pai para filho, não havendo a venda das capitanias.
Cabia ao donatários fundar vilas, construir engenhos, nomear autoridades, escravizar os índios e auxiliar na organização política, civil e militar da capitania.
Os donatários também estavam incumbidos de fazer grandes doações de terras, cujo nome para aquela época era doação de sesmarias.
O que não imaginaram foi a tamanha dificuldade de adaptação, com clima, costumes e contato com os nativos da região. Houveram donatários que não chegaram nem a tomar posse das terras.
Para mais informação, acesse:
O que foram as Capitanias Hereditárias: brainly.com.br/tarefa/1639128#:~:text=Verificado%20por%20especialistas,-4.8%2F5&text=As%20capitanias%20heredit%C3%A1rias%20foram%20um,e%20fazer%20prosperar%20essas%20terras.