• Matéria: História
  • Autor: nandaaw
  • Perguntado 6 anos atrás

como foi o processo de abolição da escravatura e como ficaram os libertos após sua proclamação?

Respostas

respondido por: agtamoreira24
3

Resposta:

muitos escravos acabaram abandonando as fazendas nas quais foram escravizados e mudaram-se para outras ou então foram para cidades. Essas migrações de ex-escravos aconteceram por múltiplos fatores.

Esse foi um assunto que atravessou o debate político no Brasil durante todo o século XIX, e a abolição só aconteceu por meio de uma campanha popular aliada à resistência dos escravos.

A luta pelo fim da escravidão no país foi algo que se estendeu durante todo o século XIX. Ao longo desse século, os escravos resistiram de diversas maneiras e em diversos locais do país. Seja por meio de fugas, seja por meio de revoltas, os escravos demonstraram diversas vezes a sua insatisfação.

O primeiro passo para a abolição da escravidão em nosso país deu-se com a proibição do tráfico por meio da Lei Eusébio de Queirós, em 1850. Essa lei foi aprovada como forma de evitar um conflito com a Inglaterra — país que pressionava o Brasil, havia décadas, pelo fim do tráfico negreiro.

respondido por: LucasApelaoFF
2

Resposta:

O processo foi iniciado com a pressão dos ingleses e a Lei Eusébio de Queirós (1850) mas o processo de abolição iniciou-se antes dessa lei e se prolongou por todo o século XIX. Entre os fatores para a abolição vale citar a resistência dos escravos, a Revolta de Manoel Congo, o abolicionismo, a Lei do Ventre Livre (1871) que estabelecia os filhos de mãe escrava livres até os 8 anos de idade, a Lei dos Sexagenários (1885) que declarava livres os escravos maiores de 60 anos e o fim de tudo com a Lei Áurea (1888) assinada pela princesa Isabel que declarou extinta a escravidão no Brasil. Espero ter te ajudado!

Explicação:

Perguntas similares