Todos os anos, a Oxford Dictionaries, departamento da Universidade de Oxford responsável pela publicação de dicionários, elege uma nova palavra para língua inglesa. No ano de 2016, o termo escolhido foi "post-truth", que em português significa pós-verdade. Tal termo tem a ver com o atual quadro de vasta disseminação de boatos na internet, ocorrendo paralelamente um enfraquecimento do poder de influência da Imprensa Tradicional, que observa a migração de seu público para esses sites não confiáveis.
Respostas
Resposta:
I. Embora tenha crescido a propagação de fake news nos últimos tempos, os veículos tradicionais da imprensa continuam sendo majoritários em seu poder de alcance e de preferência do público.
ERRADA - conforme lemos no texto, com a vasta disseminação de boatos na internet, tem ocorrido o enfraquecimento do poder de influência da Imprensa Tradicional, sendo que o seu público tem migrado para sites não confiáveis.
II. No contexto da pós-verdade, os fatos objetivos, reais, são menos influentes para a opinião pública que informações falsas que apelem para os sentimentos e crenças dos indivíduos.
CORRETA - o termo "pós-verdade" foi definido exatamente assim: denota circunstâncias nas quais fatos objetivos têm menos influência em moldar a opinião pública do que apelos à emoção e a crenças pessoais.
III. O termo pós-verdade tem sido tão utilizado que agora, quando mencionado, não há a necessidade de se inserir informações adicionais explicando este conceito, o que corrobora a decisão da Oxford Dictionaries em incluir o novo vocábulo ao dicionário da língua inglesa.
CORRETA - de acordo com o texto o termo é "frequentemente usado por grandes publicações sem a necessidade de esclarecimento ou definição".
Sendo assim, a resposta correta é: II e III, apenas.
Resposta:
1 errada... pois houve enfraquecimento do poder de influência da Imprensa Tradicional,
2 e 3 certas
Explicação: