Respostas
Resposta:
O racismo é um problema social enfrentado pelo Brasil desde o momento da chegada dos portugueses em 1500. O sofrimento dos indígenas e negros africanos trouxe grave consequências que permanecem até o dia de hoje. Embora tenha ocorrido a abolição da escravatura, é possível perceber que não houve uma preocupação em incluir os negros na sociedade, resultando em sua marginalização.
Dessa maneira, ele está presente na sociedade brasileira ainda que seja o segundo país com maior população negra do mundo. Isso pode ser visto quando há uma tentativa de embranquecer figuras brasileiras importantes, como Machado de Assis que aparece em muitos livros com tom de pele claro.
O racismo no Brasil também pode ser observado na política. Quantos líderes de estados são negros? Ou quantos presidentes negros o país já teve? Essas são questões que nos levam a refletir sobre a inclusão do indivíduo negro na sociedade e, principalmente, nos altos cargos de poder.
Devido ao racismo está integralmente presente na vida do brasileiro negro, é necessário criar caminhos para combatê-lo. Então, o Ministério da Educação deve garantir que todas as escolas abordem a questão racial e a sua origem por meio da disponibilização de materiais e palestras virtuais e seus canais de comunicação, já que segundo Paulo Freire, a educação transforma pessoas que, consequentemente,transformam o mundo. Assim, o caminho para erradicar o racismo no Brasil estará sendo trilhado.