• Matéria: Geografia
  • Autor: frankat
  • Perguntado 6 anos atrás

1 – Porque é importante saber o relevo?
2 – Diferencie Planato de Planicie
3 - O que é uma depressão?
4 – No Brasil tem montanha?
5 - O que é intemperismo?
6 – O que são agentes exógenos?

Respostas

respondido por: kauanwolffpacheco
0

1.O relevo é importante para a sociedade, principalmente no que se refere a lazer e economia.

2.Planaltos são formas de relevo que apresentam superfícies mais ou menos planas e geralmente acidentadas e irregulares. E planície grande extensão de terreno plano.

3.A depressão é uma forma de relevo com irregularidades, que possui leve inclinação por conta do desgaste ocorrido em decorrência à ação do vento e da água (intemperismo) e altitude que pode ir de 100 a 500 metros. As depressões, podem ser formadas tanto de rochas cristalinas quanto de rochas sedimentares.

4.Alguns estudiosos consideram que no Brasil não há montanhas porque esse tipo de forma de relevo é originado por dobramentos modernos, que não existem no território brasileiro. Porém, de acordo com o Conselho Nacional de Meio Ambiente, a legislação brasileira considera que há sim esse tipo de formação no Brasil.

5.conjunto de processos mecânicos, químicos e biológicos que ocasionam a desintegração e a decomposição das rochas.

6.Os agentes exógenos do relevo são os elementos naturais que alteram as formas superficiais a partir de processos externos, como o intemperismo e a erosão.

respondido por: layssuelida460
0

Resposta:

1- O relevo é importante para a sociedade, principalmente no que se refere a lazer e economia. Sua importância também é vista na economia de muitas regiões agrícolas, já que alguns produtos só podem ser cultivados em certos lugares.

2- Planaltos e planícies são diferentes, mas não exatamente pela altitude. As planícies são áreas planas e geralmente baixas, no fundo dos vales e ao longo dos litorais. Mas podem também ocorrer em maiores altitudes. Nas planícies os rios correm encaixados, enquanto nos planaltos eles são escavados.

3- A depressão é uma forma de relevo com irregularidades, que possui leve inclinação por conta do desgaste ocorrido em decorrência à ação do vento e da água e altitude que pode ir de 100 a 500 metros. As depressões, podem ser formadas tanto de rochas cristalinas quanto de rochas sedimentares.

4- Meteorização ou intemperismo é o processo natural de decomposição ou desintegração de rochas e solos, e seus minerais constituintes, por ação dos efeitos químicos, físicos e biológicos que resultam da sua exposição aos agentes externos.

5- Os agentes exógenos do relevo são os elementos naturais que alteram as formas superficiais a partir de processos externos, como o intemperismo e a erosão. Por esse motivo, esses elementos citados são, por vezes, chamados de agentes intempéricos ou agentes erosivos.

Perguntas similares