Engenheiros da Universidade da Califórnia estão propondo usar micromáquinas para capturar o dióxido de carbono excessivo nas águas de lagos, rios e até dos oceanos. Nestes novos experimentos, os micromotores descarbonataram rapidamente soluções aquosas saturadas com dióxido de carbono.
"Estamos entusiasmados com a possibilidade de usar esses micromotores para combater a acidificação dos oceanos e o aquecimento global," disse Virendra Singh, que faz parte da equipe da qual também participa a brasileira Severina de Oliveira, formada pela UFRN. Em cinco minutos, os micromotores removeram 90% do CO2 de uma solução de água ionizada. Eles foram igualmente eficazes em uma solução de água do mar, removendo 88% do dióxido de carbono no mesmo período de tempo.
Com o aumento da acidificação dos oceanos, muitos organismos estão sujeitos a mudanças e essa situação pode ser extremamente prejudicial à vida marinha. Em uma situação hipotética, os únicos organismos que estariam protegidos das modificações sofridas são:
A. Corais.
B. Mariscos.
C. Moluscos.
D. Plâncton.
E. Peixes
danielarodriguesgv12:
oi
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Alternativa (D) Plâncton
Explicação:
Um experimento com os cirrípedes (tipo de crustáceo) mostrou que eles não são sensíveis à acidificação e algumas plantas - como algas que usam carbono para a fotossíntese - podem até se beneficiar.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás