Respostas
Resposta:
reprodução assexuada:
1-não há o envolvimento de gametas
2-gera indivíduos idênticos àqueles que os originaram
Explicação:
reprodução sexuada:
1-existe a presença de gametas
2-ocorre a variabilidade genética
Resposta:
Bicho-pau australiano
O bicho-pau australiano é um perfeito exemplo de animais que se reproduzem sozinhos, por mais que exista uma grande quantidade de indivíduos de ambos os sexos em seu habitat. O motivo que levou a espécie a se reproduzir sozinha, portanto, não foi a escassez de machos, mas o fato de o ato sexual ser muito sofrido para as fêmeas.
Para fugir do acasalamento, algumas fêmeas do bicho-pau australiano passaram até a desenvolver um odor “antiafrodisíaco” para afastar os machos da espécie. Em alguns casos, no entanto, as fêmeas simplesmente golpeiam os machos para escapar do acasalamento.
Explicação:
reprodução assexuada é um tipo de reprodução em que apenas um indivíduo está envolvido no processo, não havendo encontro de gametas, como na forma sexuada. Por não haver mistura de material genético, na reprodução assexuada não observamos um aumento da variabilidade genética, sendo produzidos indivíduos idênticos geneticamente aos que os originaram. Como os indivíduos formados são idênticos, na reprodução assexuada, costumamos dizer que ocorre a formação de clones. Vale a pena salientar que mudanças genéticas podem ocorrer nos descendentes caso ocorram mutações.