Em 1974, a cantora Elis Regina, gravou a canção “O Mestre-sala dos Mares”, cujo título original era “O Almirante Negro”, da dupla de compositores João Bosco e Aldir Blanc. No entanto, o caminho para o lançamento da música foi longo porque: (A) A primeira versão usava termos inadequados de acordo com a moral vigente na época. (B) Ambos os compositores eram visados pela ditadura por seu envolvimento com o partido Comunista. (C) A censura não liberou a letra, pois esta usava termos como “almirante” e “marinheiro”, que foram considerados inadequados. (D) Os censores implicaram com o fato de um homem negro ser homenageado por dois expoentes da Música Popular Brasileira (MPB).
Respostas
respondido por:
45
Resposta:
letra c
Explicação:
censura vigente não liberou a letra, pois esta usava termos como “almirante” e “marinheiro”, que foram considerados inadequados.
Os censores da época pediram que os termos "almirante" e "marinheiro" fossem retirados, pois faziam referência às Forças Armadas. Assim, a substituíram por "navegante" e "feiticeiro", respectivamente para driblar a censura.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás