Sobre o processo de ionização de um átomo A energia , são feitas as seguintes afirmativas:
A energia de ionização aumenta à medida que o raio atômico diminui; sendo assim, é necessária uma quantidade de energia maior para remover elétrons de átomos menores.
O cátion formado possui um raio maior que o raio do átomo pelo fato de a perda do elétron deixar o átomo carregado mais positivamente e assim diminuir a atração entre os elétrons resultantes e o núcleo, o que promove a expansão da nuvem eletrônica.
A primeira energia de ionização é sempre a maior e, consequentemente, a remoção de elétrons sucessivos do mesmo átomo se torna mais fácil.
A energia de ionização em átomos localizados no mesmo período da tabela periódica aumenta no mesmo sentido do aumento da carga nuclear.
Estão corretas apenas as afirmativas:
A I e III
B II e IV
C II e III
D I,II e IV
E I e IV
Respostas
Resposta:
A correta é a Letra E ( I e IV )
Explicação:
I. A energia de ionização aumenta à medida que o raio atômico diminui; sendo assim, é necessária uma quantidade de energia maior para remover elétrons de átomos menores.
Verdadeira. Com a diminuição do raio os elétrons ficam mais próximos do núcleo, o que aumenta a força de atração que o núcleo exerce sobre os elétrons;
II. O cátion formado possui um raio maior que o raio do átomo, pelo fato de a perda do elétron deixar o átomo carregado mais positivamente e assim diminuir a atração entre os elétrons resultantes e o núcleo, o que promove a expansão da nuvem eletrônica.
Falsa. O raio se torna menor porque com uma maior atração a nuvem eletrônica se aproxima do núcleo;
III. A primeira energia de ionização é sempre a maior e, consequentemente, a remoção de elétrons sucessivos do mesmo átomo se torna mais fácil.
Falsa. Ao perder elétrons, o raio se torna menor e a atração maior o que torna mais difícil a retirada dos demais elétrons;
IV. A energia de ionização em átomos localizados no mesmo período da tabela periódica aumenta no mesmo sentido do aumento da carga nuclear
Verdadeira. No Período o raio diminui com o aumento da carga nuclear o que aumenta a força de atração que o núcleo exerce sobre os elétrons.