1 - Onde surgiu a xilogravura?
2 - Quem era J. Borges e como ele aprendeu fazer xilogravura?
3- O que histórias são retratadas nos desenhos de xilogravuras?
4- Escreva como era o sertão nos anos 40.
Respostas
Resposta:
1- O conceito de xilogravura surge apenas no século XX, sendo definido como a arte de se fazer gravuras em madeira ou a impressão obtida por meio desta técnica. Esta técnica segundo Herskovits (1986) surgiu na China, pois era utilizada para impressão.
2-J. Borges há muito tempo não vive do cordel, para ilustrar as antigas histórias aprendeu sozinho a fazer xilogravura: "Xilogravura é gravura em madeira e quem faz a xilogravura é o xilógrafo". É essa hoje é a sua grande arte. ... Vende gravuras para o Brasil inteiro e costuma dar aulas no exterior.
3-Cenas do folclore brasileiro, personagens comuns, fantásticos, históricos e heróis nordestinos.
4-O Cangaço representou um movimento social ocorrido no nordeste do país nos séculos XIX e XX, donde os cangaceiros, grupos de nômades armados que viviam em bandos, demostravam a insatisfação pelas condições precárias em que a maior parte da população nordestina se encontrava, posto que o poder estava concentrado nas mãos dos fazendeiros.
O termo atribuído a esse fenômeno social “cangaço” deriva de canga, peça de madeira utilizada na cabeça do gado para fins de transporte. Nesse sentido, se eles eram nômades, carregaram durante suas caminhadas muitos pertences e por isso, o termo foi escolhido.
Os cangaceiros eram exímios conhecedores da caatinga, das plantas, dos alimentos, e durante muito tempo (1870 a 1940) dominaram o sertão nordestino, donde muitos eram protegidos pelos coronéis, em troca de favores.