Respostas
Resposta:
Vamos lá!
Explicação:
Preconceito por classe social
Preconceito por classe social nada mais é quando uma pessoa é julgada pela sua posição social, ou seja, pelo seu padrão de vida (onde ela mora, roupas que usam, lugares onde vão, etc.).
A classe social pode influenciar na área da educação, econômica, socioemocional (e outras categorias) por diversos motivos.
Na área da educação, por exemplo, uma pessoa com menos dinheiro infelizmente tem o aprendizado prejudicado por não poder pagar uma escola privada, mas pode ganhar uma bolsa, mas poderia sofrer bullying em sua escola por ser bolsista.
Na área econômica, por exemplo, uma pessoa que vem de família rica e influente tem muito mais chance de ter um trabalho ou uma empresa do que uma pessoa que vem de família humilde.
E na área socioemocional, por exemplo, pode haver bullying (ou preconceito mesmo) na escola, no trabalho, enfim, em diversos lugares.
O preconceito por classe social é um dos piores problemas sociais no Brasil e no mundo, que é refletido por cenas como bullying (tanto na vida real, quanto virtual) e por dados como estes:
"O número de brasileiros que foram vítimas de discriminação por causa de sua classe social cresceu, segundo uma pesquisa do Datafolha, divulgada pela Folha de S. Paulo. Atualmente 30% dos entrevistados afirmam ter sofrido preconceito de classe, mas em 2008, no último levantamento feito pelo instituto sobre o tema, a porcentagem era de 23%. Em 2007 o número era ainda menor: apenas 21% dos brasileiros se sentiram discriminados devido à condição financeira. Esse tipo de preconceito é menos comum no Nordeste, declarado por apenas 25% dos entrevistados. A região Sudeste é onde a discriminação social é mais sentida (35%), seguidas pelo Centro-Oeste e Norte (29%) e Sul (27%)." (fonte: A tarde, Uol).
É um problema estrutural que demorará anos para ser resolvido, mas que com esforço e com cuidado, pode ser resolvido com ajuda de todos nós, cidadãos.
É isto, espero ter ajudado! Bons estudos e não desista nunca!