A esclerose múltipla é uma enfermidade autoimune que afeta o sistema nervoso central, cérebro e medula espinhal por uma falha do sistema imunológico, que confunde células saudáveis com invasoras. O corpo as ataca provocando danos ao corroer a bainha de mielina, camada protetora que envolve os nervos. O processo de desmielinização influencia diretamente na comunicação entre sistema nervoso e todas as outras áreas do corpo, levando a dificuldades motoras, sensitivas, cerebelares e cognitivas. Se a bainha de mielina sofre danos devido ao ataque do sistema imunológico, isso significa que as principais células afetadas são Escolha uma: a. Neurônios b. Axônios c. Microgliócitos d. Oligodendrócitos e. Astrócitos
Respostas
Resposta:
a) Neurônios
Explicação:
Na Esclerose Múltipla, a perda de mielina (substância cuja função é fazer com que o impulso nervoso percorra os neurônios) leva a interferência na transmissão dos impulsos elétricos e isto produz os diversos sintomas da doença. Esse processo é chamado de desmielinização. É importante atentarmos que a mielina esta presente em todo sistema nervoso central, por isto qualquer região do cérebro pode ser acometida e o tipo de sintoma está diretamente relacionado à região afetada. Ou seja , Neurônios são as células responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos. .
As células afetadas pela esclerose múltipla são os neurônios, ou seja, alternativa A.
Neurônios
A esclerose múltipla é uma doença autoimune que ataca o sistema nervoso central, cérebro e medula espinhal por uma falha do sistema imunológico, que confunde células saudáveis com invasoras.
Os neurônios são as células do sistema nervoso responsáveis pela transmissão de impulsos nervosos e pelo armazenamento e processamento de informações. Quando a bainha de mielina é danificada pela esclerose múltipla, os neurônios ficam expostos e ficam mais vulneráveis a danos.
Leia mais sobre os neurônios aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1323292
#SPJ2