(UFMT) Estimativas de pesquisadores apontam que em áreas planas, como no Cerrado mineiro ou no Sul da Bahia, mais de 50% das colheitas sejam mecanizadas. Acredita-se que no Sul de Minas o percentual tenha alcançado 30%, tomando por base a área com a cultura e o potencial de uso de máquinas obtidos em um estudo de 2006. Cerca de 80% da área total cultivada na região – 500 mil hectares – está apta a receber tratores e 70% dela, em média, é MA, PI, CE, RN adequada para as colheitadeiras.Nas áreas montanhosas, a mecanização torna-se limitada ao uso de derriçadoras portáteis, que fazem o serviço de três a cinco apanhadores. E cada vez mais produtores estão utilizando o equipamento, em virtude da falta de mão de obra.
(Valor Econômico, 20.08.2012. Adaptado.)
2) As informações apresentadas no texto acima referem-se à produção de:
a) cana-de-açúcar.
b) algodão.
c) arroz.
d) café.
Respostas
respondido por:
22
Letra D: claramente essas informações apresentadas no texto referem-se à produção de Café, sendo que há cerca de quase 2 séculos atrás, basicamente a maior parte da economia nacional era movida pelo cultivo de café, havendo, inclusive, um evento conhecido como a Crise do Café.
A economia brasileira só deixou de ser predominantemente cafeeira e agrário-exportadora com o advento da Revolução de 1930, quando Getúlio Vargas assumiu o poder. Porém ainda podemos dizer que o Brasil é o celeiro do mundo, produzindo e exportando diversas culturas vegetais que alimentam centenas de milhões de pessoas mundo afora.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás