O modelo olímpico, estruturado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), praticamente uniformizou os conceitos de esporte, os significados, as estruturas e, também, as formas de organização e o ensino das práticas esportivas de forma global. Diante de tal situação, a principal característica do esporte Olímpico, hoje, refere-se a: *
A) Práticas esportivas de formação humana e fenômeno sociocultural de dimensões locais e regionais.
B) Práticas esportivas de alto rendimento, apresentadas sob a forma de mercadoria e espetáculo esportivo midiático global.
C) Práticas esportivas tradicionais, primazia das técnicas esportivas e fator de harmonia e paz entre as nações e povos.
D) Práticas esportivas resultantes das diferenças culturais entre as nações e povos, fundamentadas na ideia do fair play.
Respostas
Resposta:
Herdada dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, a filosofia utiliza o esporte como instrumento para a promoção da paz, da união, e do respeito por regras, e adversários. As diferenças culturais, étnicas e religiosas são de grande importância nesta forma de pensar baseada na combinação entre esporte, cultura e meio ambiente.
O objetivo é contribuir na construção de um mundo melhor, sem qualquer tipo de discriminação, e assegurar a prática esportiva como um direito de todos.
A educação, a integração cultural e a busca pela excelência através do esporte são ideais a serem alcançados. O Olimpismo tem como princípios a amizade, a compreensão mútua, a igualdade, a solidariedade e o "fair play" (jogo limpo). Mais que uma filosofia esportiva, o Olimpismo é uma filosofia de vida. A ideia é que a prática destes valores ultrapasse as fronteiras das arenas esportivas e influencie a vida de todos.