A Guerra Fria foi um período de conflito ideológico, no qual não ocorreu um conflito armado diretamente entre as 2 superpotências da época. Diante desse contexto, explique sobre a Guerra Fria clássica, a corrida armamentista e espacial entra EUA x URSS.
Respostas
Resposta:
a guerra fria foi uma corrida para conseguir tecnologias,vacina,foguetes e bombas radioativas
corrida espacial foi uma corrida entre a Rússia e o Estados Unidos para chegar ao espaço
Explicação:
lembrando que os dois são entre Rússia e usa
Resposta:
espero ter ajudado
Explicação:
A corrida Armamentista foi o processo pelo qual um país procura armar-se com o intuito de proteger-se de outro. Ao mesmo tempo, um país sente-se ameaçado pelo aumento do poder militar do outro, investindo em seu aparato de defesa. A Guerra Fria foi uma disputa entre as duas superpotências da época: Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS). Este período de intensa hostilidade começou em 1947 e foi até 1989, e não contou com um conflito armado direto. Por isso o nome: Guerra Fria, ou seja, o conflito não chegou a “esquentar” e ir para o campo de batalha. Mas isso não significa que não houve combates indiretos. Outro meio em que a disputa ocorreu de modo muito claro foi no espaço: a conhecida corrida espacial. Os soviéticos contaram com algumas vitórias iniciais: lançaram o primeiro satélite artificial (1957), o primeiro foguete tripulado com um ser vivo (1960) e mesmo o primeiro voo espacial tripulado por um humano (1961). Entretanto, a chegada do homem à lua, realizada pelos Estados Unidos em 1969, foi o ápice dessa corrida.
Tanto os Estados Unidos quanto a URSS saíram vitoriosos da Segunda Guerra Mundial, tendo lutado juntos no lado dos Aliados. Entretanto, após o fim da II Guerra e de seus inimigos em comum – o fascismo e o nazismo – terem sido derrotados, iniciou-se uma disputa pelo poder entre as duas superpotências mundiais. O mundo se tornara bipolar, ou seja, com dois grandes pólos de poder: um socialista (URSS) e o outro, capitalista (EUA), formando dois grandes blocos. O restante dos países do globo viu-se “obrigado” a escolher um dos lados para se aliar e obter proteção.