TEXTO
Conscientizacão corporal versus condicionamento físico
As ginásticas de conscientização corporal começaram a se destacar no Brasil por volta da década de 1960, com o movimento da "contracultura", originado de várias vertentes da sociedade e de outras culturas. Esse movimento defendia a luta contra diversos tipos de discriminação, além de buscar valores que prezavam a liberdade, a igualdade, o não consumismo e a não violência.
Nas práticas corporais, esse movimento interferiu na concepção e relação com o corpo e na atividade física. Naquela década, as atenções se voltaram para o Oriente e para as práticas de introspecção, de contato com a natureza, de suavidade, de não padronização dos movimentos, de respeito às individualidades, entre outras. Essa busca explica a denominação "ginásticas de conscientização corporal", pois pressupõe atenção e tomada consciência maior do praticante em relação a seus movimentos e sentidos. São exemplos dessas atividades a meditação, a ioga, o pilates, o tai Chi Chuan, a massagem, a automassagem, a antiginástica, entre outras.
AS características dessas práticas divergem de outros tipos de ginastica presentes em nossa cultura, como as direcionadas ao esporte de competição, a repetição mecânica de movimentos, a padronização dos exercícios e ao condicionamento físico, sem a valorização de outros aspectos, como a introspecção ou a sensibilidade (no 62 ano há um tema que define a ginastica de condicionamento físico e trata dela).
A antiginástica, por exemplo, e um método que foca no relaxamento da musculatura e na correção dos defeitos posturais. O termo surgiu como oposição ao conceito de fitness, ou seja, contra o esforço excessivo que alguns tipos de ginastica de academia exigem dos praticantes. A proposta da antiginástica e harmonizar e equilibrar esses movimentos, bem como o funcionamento do corpo, principalmente por meio de alongamentos e relaxamentos.
ATIVIDADES
1- O que defende o movimento da contracultura?
2- O que pressupõe as ginasticas de conscientização corporal? Cite exemplos.
3- O que é antiginástica? Qual sua proposta?
Respostas
Resposta:
1-Contracultura é um movimento de questionamento e negação da cultura vigente que visa quebrar tabus e contrariar normas e padrões culturais que dominam uma determinada sociedade. Em geral, as ações de contracultura surgiram de jovens descontentes com a vida e os padrões estabelecidos por seus pais
2-POdemos afirmar que a ginástica de conscientização corporal se baseia em diferentes formas de como o corpo deve ser abordado e movimentado.
3-A antiginástica é uma prática corporal que busca autoconhecimento do corpo e o entendimento de que várias partes diferentes se conectam. O método também busca reconhecer e despertar áreas que estão adormecidas, que perderam mobilidade ou sensibilidade, com o objetivo final de aumentar o bem-estar.
Contracultura, ginástica de conscientização corporal e antiginástica:
1) A contracultura nada mais é do que um movimento de questionamento e negação da cultura vigente em determinado âmbito, essa nova corrente de pensamento (da contracultura) visa dentre outros objetivos, quebrar padrões e tabus culturais antes estabelecidos.
Saiba mais sobre contracultura: https://brainly.com.br/tarefa/18762291
2) A ginástica de conscientização corporal é muito importante pois aprendemos a conhecer nosso próprio corpo, entendemos que corpo e mente estão conectados.
São exemplos de ginástica de conscientização corporal o ioga e a própria auto massagem.
Saiba mais sobre ginástica de conscientização corporal: https://brainly.com.br/tarefa/25940051
3) A antiginástica é uma prática corporal que busca principalmente o autoconhecimento corporal.
A prática da antiginástica nos mostra que podemos muitas vezes trabalhar de forma sinestésica o corpo e mente que estão ambos conectados.
A prática da antiginástica pode ser muito boa para a saúde física e mental.
Saiba mais sobre antiginástica: https://brainly.com.br/tarefa/45257853