O gráfico mostra a influência do pH do sangue na dissociação do gás oxigênio da hemoglobina.
I. A associação do O2 com a hemoglobina forma uma ligação instável, influenciada pelo teor de oxigênio.
II. Quanto mais ácido, menor a dissociação do oxigênio, o que favorece a oxigenação dos tecidos durante atividades físicas intensas.
III. Antes do mergulho livre, a hiperventilação (respiração profunda e repetida) retarda o processo de acidificação do sangue, prolongando o tempo em que o mergulhador pode ficar sem respirar.
São verdadeiras as afirmativas
Escolha uma:
III apenas.
I e II apenas.
II apenas.
I e III apenas.
II e III apenas.
Respostas
Resposta:
I e IIII apenas
Explicação:
I - Verdadeiro. Veja que o aumento do teor de oxigênio (eixo x do gráfico) aumenta a saturação de oxigênio da hemoglobina (eixo y). Assim, temos que existe uma relação entre o teor de oxigênio e a saturação da hemoglobina. Quanto maior o teor de oxigênio mais será a saturação de oxigênio da hemoglobina (ligação entre oxigênio e hemoglobina - associação).
II - Falso. A curva mais ácida é a de menor pH (a verde) e a menos ácida é a de maior pH = 7,6 (a azul). Veja no teor de oxigênio 30 (eixo x - ver linhas tracejadas). Perceba que no teor 30 para o pH = 7,2 a saturação é um pouco menor que 40 (mais dissociada, ou seja a dissociação é maior) e no pH = 7,6 a saturação de oxigênio da hemoglobina é de um pouco mais que 60 (ou seja, tem-se bem mais oxigênio associado a hemoglobina). Por isso é falso. O pH mais ácido prejudica a associação do oxigênio com a hemoglobina. Desse modo, quanto menor o pH maior será a dissociação (a quebra da ligação entre oxigênio e hemoglobina).
III - Verdadeiro. Ao respirar profundamente repetidas vezes, o que o mergulhador está fazendo é aumentar o teor de oxigênio nos pulmões, consequentemente, aumentando a saturação do oxigênio da hemoglobina, conseguindo, desse modo, ficar sem respirar por mais tempo.