• Matéria: Filosofia
  • Autor: carlosedutopneixo
  • Perguntado 6 anos atrás

Sócrates foi um marco na filosofia grega. No entanto, comparava os sofistas aos mercadores, que elogiam os produtos que vendem mesmo sem saberem se são bons ou não. Mas, não será que, como os mercadores que elogiam os seus produtos, também os sofistas seriam inevitavelmente tentados a acomodar a sua mercadoria ao gosto dos compradores. Ao receberem pelos ensinamentos ministrados, os sofistas forçaram o reconhecimento do carácter profissional do trabalho de professor. Essa é uma dívida que a institucionalização da escola tem para com eles. Responda as questões abaixo se falso ou verdadeiro:
01. ( ) Sócrates, grande filósofo grego, formou numerosos discípulos, que seguiram diferentes caminhos para busca r o conhecimento real; a grande preocupação socrática era de interpretar o mundo como sendo espiritual e organizado segundo uma moral baseada em verdadeiros conceitos imutáveis.
02. ( ) Para Sócrates autoconhecimento que poderia ser obtido por meio da ironia e da maiêutica, métodos que consistiam em fazer indagação, fingindo ignorância, para despertar no interlocutor o conhecimento latente.
03. ( ) Os gregos construíram reflexões importantes para a formação do pensamento ocidental, contribuindo para compreender o mundo e a sua complexidade.Sócrates, um dos seus filósofos mais conhecidos; defendeu a existência da oligarquia monastica e a organização de uma Assembleia Popular para definir o governo ateniense.
04. ( ) O sentido que Sócrates dava à razão pode ser relacionado, no aspecto político, com a implantação, em Atenas, da democracia.
05. ( ) A Grécia foi o berço da filosofia, destacando-se pela presença dos filósofos que pensaram o mundo em que viveram utilizando a ferramenta da razão. O período da história grega e o filósofo que afirmou que “só sei que nada sei” foram respectivamente o período pós-clássico e Sócrates.
06. ( ) A ética socrática reside no conhecimento e em vislumbrar na felicidade o fim da ação. Essa ética tem por objetivo preparar o homem para conhecer-se, tendo em vista que o conhecimento é a base do agir ético.
07. ( ) Para Sócrates, a desobediência à lei era o limite entre a civilização e a barbárie. Segundo ele, onde residem as ideias da desordem e coesão, pode-se dizer garantida a existência e manutenção do corpo social. Trata-se da ética do respeito às leis, e, portanto, à coletividade.
08. ( ) Os sofistas, mestres da retórica e da oratória, opunham-se aos pressupostos de que as leis e os costumes sociais eram de caráter divino e universal, deu-se assim, entre eles a ideia do relativismo.
09.( ) Sócrates representa um marco importante da história da filosofia; enquanto a filosofia pré-socrática se preocupava com o conhecimento da natureza (physis), Sócrates procura o conhecimento indagando o homem e seu método compõe-se de duas partes: a maiêutica e a ironia.
10. ( ) Os sofistas acreditavam que uma boa argumentação era a única maneira de se chegar ao conhecimento da verdade absoluta.

Respostas

respondido por: mafrasarah213
0

Resposta:

Explicação:V,V,F,F,V,V,F,V,F

Perguntas similares