1- Leia o poema a seguir: Sentimentos Somos donos dos nossos atos mas não somos donos dos nossos sentimentos. Somos culpados pelo que fazemos mas não pelo que sentimos. Podemos prometer sentimentos, mas não podemos promoter sentimentos. Atos são pássaros engaiolados. Sentimentos são pássaros em voo. (Rubem Alves) a) Agora vá atrás das orações, o poema é formado por quantas orações? b) Volte ao poema lido e separe os períodos. Quantos períodos encontramos no texto? c) Dos períodos encontrados quantos são simples e quantos são compostos? d) Agora nos concentremos nos períodos compostos. Analise os períodos compostos. Qual a relação há entre as orações do período, de dependência ou de independência semântica (no sentido)? e) Agora é sua vez, faça uma estrofe de poema utilizando o mesmo tipo de período que o autor do poema lido utilizou. O tema do poema pode ser o mesmo ou outro (neste caso, não se esqueça de colocar o tema ou um título)
Respostas
Oi.
a) Agora vá atrás das orações, o poema é formado por quantas orações?
Este poema é formado por 5 orações.
b) Volte ao poema lido e separe os períodos. Quantos períodos encontramos no texto?
Existe no texto cerca de 5 períodos.
c) Dos períodos encontrados quantos são simples e quantos são compostos?
Tem quatros períodos compostos e apenas um, simples.
d) Agora nos concentremos nos períodos compostos. Analise os períodos compostos. Qual a relação há entre as orações do período, de dependência ou de independência semântica (no sentido)?
No poema vemos que a relação entre o contexto é coerente, por sempre complementar com uma contradição. A questão de dependência semântica, se dá pela interpretação anterior. Pode ser considerado poético, por trazer sensações ao leitor.
e) Agora é sua vez, faça uma estrofe de poema utilizando o mesmo tipo de período que o autor do poema lido utilizou. O tema do poema pode ser o mesmo ou outro (neste caso, não se esqueça de colocar o tema ou um título)
Amor
Somos feitos deste sentimento, não vivemos sem ele.
Podemos usufruir dele, mas não podemos amar o próximo sem amar si mesmo.
Amor é a companhia de todos os dias,
E as carícias, que fazemos uns com os outros.
Explicação:
Somos donos dos nossos atos mas não somos donos dos nossos sentimentos.
Somos culpados pelo que fazemos mas não pelo que sentimos.
Podemos prometer sentimentos, mas não podemos prometer sentimentos.
Atos são pássaros engaiolados.
Sentimentos são pássaros em voo.
Período é uma frase formada por uma ou mais orações, podendo então ser simples ou composto.
Eu posso ter me confundido em algum lugar. Também estou aprendendo.