• Matéria: História
  • Autor: davidantas865
  • Perguntado 6 anos atrás

PRA HOJEEEE O Index Librorum Proibitorum (Índice dos Livros Proibidos) era uma lista de livros que foi publicada pela Igreja Católica em 1559 e só revogada em 1966, pelo papa Paulo VI. Na lista, foram inseridos, ao longo desse período, os livros considerados contrários à doutrina e à moral do catolicismo. A esse respeito, responda às questões propostas. a) Explique o contexto político-religioso de sua primeira publicação. b) Explique o contexto político-religioso de sua extinção. c) João Calvino (século XVI) e Simone de Beauvoir (século XX) foram incluídos na lista de autores de livros proibidos. Aponte uma razão para que cada um desses autores tenha sido incluído na lista

Respostas

respondido por: gleyceellen29p44apd
22

Resposta:

a) A primeira versão do Index Librorum Prohibitorum foi promulgada pelo Papa Paulo IV em 1559 como uma defesa da Igreja diante da invenção da prensa e da Reforma Protestante, que ameaçavam a autoridade católica

b) O Index foi abolido em 1966 pelo Papa Paulo VI porque a vigilância sobre heresiais e outras formas de heterodoxia perdeu sua relevância e porque já era impossível para a Igreja supervisionar todas as obras impressas.

c) João Calvino foi um dos principais responsáveis pela expansão do Protestantismo na Europa e fundou uma doutrina que defendia que a bíblia fosse interpretada livremente pelos fiéis, que fossem realizados cultos simples em vernáculo e que a salvação era pré determinada por Deus (Teoria da Predestinação).

Já Simone de Beauvoir foi incluída no Index após o lançamento do seu ensaio "O segundo sexo" que defendia que a condição feminina é uma construção social que se desenvolve coletivamente - "Não se nasce mulher, torna-se" - o que ia contra ao que Catolicismo pregava.

Explicação:

respondido por: EduardoPLopes
6

A - O contexto político-religioso foi o do crescimento do Protestantismo e também das perseguições promovidas pelas autoridades Católicas aos Protestantes, como forma de limitar a sua influência política e social.

B - Foi extinto na segunda metade do Século XX, quando a secularização (ou seja, afastamento dos princípios religiosos como guia da vida social) se tornou um fato incontornável no Ocidente, de modo que esta prática apenas fazia a Igreja Católica parecer "fora de lugar".

C - Calvino foi banido por representar uma ameaça política à autoridade da Igreja Católica e Simone de Beauvoir por defender posicionamentos éticos que contrariavam os princípios religiosos em relação às mulheres.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/6285345

Anexos:
Perguntas similares