Respostas
Resposta:
assexuada, não há o envolvimento de gametas, o que impede a variabilidade genética. É um tipo de reprodução relativamente simples, muito mais rápida do que a sexuada e que gera indivíduos idênticos àqueles que os originaram. Nesse caso, existe apenas um único ser parental.
Assexuada
- Divisão Binária, Cissiparidade ou Bipartição
Consiste na divisão de um indivíduo em dois, onde o progenitor deixa de existir. Ocorre em bactérias e protozoários.
- Brotamento
O indivíduo forma brotos que se separam do corpo do genitor e passam a ter vida independente, originando um novo ser. Comum em bactérias, fungos, poríferos e cnidários.
- Esporulação
Formação de células reprodutivas, os esporos, que germinam em condições ambientais adequadas e originam um novo ser. Ocorre em bactérias, protozoários e fungos.
- Fragmentação
Quando um organismo se fragmenta e cada um dos fragmentos origina um novo indivíduo. Ocorre em planárias e equinodermos.
Esse tipo de reprodução é característico da estrela-do-mar. Cada um de seus cinco braços podem se partir e originar novos indivíduos.
Em vegetais, chamamos de multiplicação vegetativa.
Nesse caso, uma planta pode originar outras a partir de folhas, caules aéreos e caules subterrâneos, como os rizomas, tubérculos e bulbos.
Sexuada
- Reprodução Sexuada por si só (necessita tato e penetração)
A reprodução sexuada consiste na união dos gametas masculino e feminino, formando o zigoto que dará origem a um novo ser.
Suas etapas são: Produção dos gametas, fecundação interna ou externa.