Leia os trechos das músicas a seguir:
TEM POUCA DIFERENÇA
Que diferença da mulher o homem tem?
Espera aí que eu vou dizer, meu bem
É que o homem tem cabelo no peito
Tem o queixo cabeludo
E a mulher não tem
No paraíso um dia de manhã
Adão comeu maçã,
Eva também comeu
Então ficou Adão sem nada, Eva sem nada
Se Adão deu mancada,
Eva também deu Mulher tem duas pernas, tem dois braços, duas coxas Um nariz e uma boca e tem muita inteligência O bicho homem também tem do mesmo jeito Se for reparar direito tem pouquinha diferença.
MASCULINO E FEMININO
Ser um homem feminino não fere o meu lado masculino se Deus é menina e menino sou masculino e feminino Olhei tudo que aprendi e um belo dia eu vi Que ser um homem feminino não fere o meu lado masculino se Deus é menina e menino sou masculino e feminino Olhei tudo que aprendi e um belo dia eu vi que vem de lá o meu sentimento de ser e vem de lá o meu sentimento de ser meu coração mensageiro vem me dizer meu coração mensageiro vem me dizer salve, salve a alegria a pureza e a fantasia salve, salve a alegria a pureza e a fantasia.
GENI E O ZEPELIM
gue e do cais do porto Ela já foi namorada O seu corpo é dos errantes Dos cegos, dos retirantes É de quem não tem mais nada Dá-se assim desde menina Na garagem, na cantina Atrás do tanque, no mato É a rainha dos detentos Das loucas, dos lazarentos Dos moleques do internato E também vai amiúde Com os velhinhos sem saúde E as viúvas sem porvir Ela é um poço de bondade E é por isso que a cidade Vive sempre a repetir Joga pedra na Geni! Joga pedra na Geni! Ela é feita pra apanhar! Ela é boa de cuspir! Ela dá pra qualquer um! Maldita Geni! MAR E LUA Amaram o amor urgente As bocas salgadas pela maresia As costas lanhadas pela tempestade Naquela cidade Distante do mar Amaram o amor serenado Das noturnas praias Levantavam as saias E se enluaravam de felicidade Naquela cidade Que não tem luar Amavam o amor proibido Pois hoje é sabido Todo mundo conta Que uma andava tonta Grávida de lua E outra andava nua Ávida de mar E foram ficando marcadas Ouvindo risadas, sentindo arrepios Olhando pro rio tão cheio de lua E que continua Correndo pro mar E foram correnteza abaixo Rolando no leito Engolindo água Boiando com as algas Arrastando folhas Carregando flores E a se desmanchar E foram virando peixes Virando conchas Virando seixos Virando areia Prateada areia Com lua cheia E à beira-mar.
1- Como homens e mulheres são representados/as;
2- Quais são suas ações, sentimentos e comportamentos;
3- Quais os verbos e adjetivos são usados para se referir a homens e mulheres;
4- Como as relações afetivas são representadas, como homens e mulheres se comportam nessas relações;
5- Quais comportamentos que as músicas estimulam e criticam.
Respostas
respondido por:
17
Resposta:
•nas duas primeiras músicas vemos a retratação de igualdade no que se refere os termos "mulher"/"homem"
•na terceira, uma conotaçao negativa, apresentando a mulher como indivíduo de objetificação
•masculino; feminino; menino; menina.
•a quarta, apresenta argumentação utilizando elementos líricos, com amor e a plenitude e, principalmente, o romance.
• as políticas quanto a igualdade de gênero; igualdade social e racial, entre outros...
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás